Em marcha de solidariedade, diretores da Contee apoiam o Estado da Palestina, já!
A Marcha de Solidariedade à Palestina, realizada ontem (29) em Porto Alegre, pôde aproveitar a mobilização dos movimentos sociais que acompanham até amanhã (1º) o Fórum Social Mundial Palestina Livre para marcar a histórica aprovação pela ONU do pedido da Autoridade Nacional Palestina para se tornar um Estado observador não membro. Foram 138 votos a favor, incluindo o do Brasil, que exerceu papel fundamental entre os países latino-americanos em favor dos palestinos. Nove países votaram contra e 41 se abstiveram. A maior oposição foi dos Estados Unidos e de Israel.
Diretores da Executiva da Contee compareceram à marcha em defesa do Estado da Palestina, durante a qual milhares de pessoas tomaram da capital gaúcha e, com bandeiras e lenços do Estado palestino e ao som de músicas que remetiam ao conceito de liberdade, ouviram dirigentes sindicais, líderes de movimentos sociais e representantes do povo palestino.
Para os diretores da Executiva da Contee presentes, participar do movimento foi “extremamente emocionante”, assim como poder comemorar o resultado obtido na Assembleia da ONU, ainda que o reconhecimento não seja satisfatório em sua plenitude, uma vez que o status é sobretudo simbólico e não dá à Palestina a condição de membro permanente.
Apesar disso, a liderança palestina argumenta que o reconhecimento como Estado observador ajudará a delimitar o território gradativamente tomado pelo avanço dos assentamentos israelenses, além de poder ajudar que essa delimitação de território ganhe reconhecimento formal.
Ontem, a representante do Brasil ONU, embaixadora Maria Luiza Viotti, defendeu a criação de um Estado independente da Palestina com o compromisso da “autodeterminação e a uma paz justa e duradoura no Oriente Médio”. A embaixadora também condenou a violência e cobrou o fim do bloqueio à Faixa de Gaza. Ela ainda recomendou a suspensão dos assentamentos israelenses em Gaza e Jerusalém Oriental.
Veja as fotos da marcha no Facebook da Contee
Da redação, com informações da Agência Brasil e da CUT