Enade das Licenciaturas: entenda aplicação teórica e prática

Avaliar, de forma integrada, os conhecimentos, as competências e as habilidades adquiridaspelos estudantes ao longo da graduação, tanto nadimensão teórica quanto na prática pedagógica: essa é a proposta do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das Licenciaturas, aplicado peloInstituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), entidade vinculadaao Ministério da Educação (MEC).

A avaliação é realizada em duas etapas: a teórica, pormeio da Prova Nacional Docente (PND), e a prática, durante o estágio supervisionado ou a regência de classe nas escolas de educação básica.

Aplicação teórica – A avaliação teórica, aplicada pela PND, tem como objetivo aferir o desempenho do participante em relação aos conteúdos programáticosdas diretrizes curriculares nacionais de cada áreaavaliada. Também verifica as habilidades para se ajustar às exigências decorrentes da evolução do conhecimento. Além disso, analisa as competênciaspara compreender temas fora do campo específico da profissão, relacionados à realidade brasileira e a outrasáreas do conhecimento.

As inscrições para a PND terminam na quarta-feira, 30 de julho. A aplicação terá duração total de cinco horas e trinta minutos. A parte de formação geral contarácom 30 questões de múltipla escolha e umadiscursiva, elaboradas a partir de temas relacionados à formação de professores. Já a parte de componenteespecífico terá 50 questões objetivas.

A questão discursiva avaliará não apenas osconhecimentos relacionados à formação de professores, mas também aspectos como clareza, coerência, coesão textual, argumentação, vocabulárioe correção gramatical, conforme critériosestabelecidos na matriz de referência.

Aplicação prática – Já a avaliação prática tem comoobjetivo diagnosticar os conhecimentos, as competências e habilidades práticas desenvolvidaspelos estudantes ao longo da graduação. Além disso, busca reunir informações relevantes sobre as características, condições e experiências relacionadasàs atividades realizadas no estágio supervisionado.

Essa avaliação é aplicada durante os estágiosobrigatórios realizados em escolas da educação básica– públicas ou privadas – e se concentra especialmenteno momento em que o licenciando assume a regênciade classe. Com isso, pretende-se observar de forma concreta como o futuro professor coloca em prática ossaberes adquiridos no curso.

A avaliação prática é composta por três instrumentoscomplementares: Questionário de Avaliação da Prática(AP) do Estudante, Questionário de Avaliação da Prática do Orientador de Estágio e Questionário de Avaliação da Prática do Supervisor de Estágio.

Todos os estudantes de cursos de licenciaturaavaliados pelo Enade devem realizar a Avaliação da Prática uma única vez durante a graduação, quandoforem considerados habilitados, conforme os critériosdefinidos no edital do exame. A realização dessa etapaé indispensável para a obtenção da regularidade junto ao exame.

Confira os calendários das avaliações:

Avaliação teórica (PND)

Período de inscrições: 14 a 30 de julho

Publicação dos locais de prova: 7 de outubro

Aplicação da prova: 26 de outubro

Divulgação da relação de estudantes em situaçãoregular na avaliação teórica do Enade das Licenciaturas: 12 de dezembro

Avaliação da prática

Preenchimento do Questionário de Avaliação da Prática pelo estudante: 4 de agosto a 28 de novembro

Preenchimento do Instrumento de Avaliação da Prática pelo supervisor de estágio: 11 de agosto a 5 de dezembro

Preenchimento do Questionário de Avaliação da Prática pelo orientador de estágio: 11 de agosto a 12 de dezembro

Assessoria de Comunicação do MEC, com informaçõesdo Inep

Do gov.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
666filmizle.xyz