Ensino superior: assembleias analisarão proposta negociada na rodada do dia 21
Depois de mais de três horas de discussão, representantes dos trabalhadores e dos mantenedores do ensino superior chegaram a uma proposta na rodada de negociação de quinta-feira (21). Agora, ela deve ser submetida às assembleias dos professores, sábado, dia 23*, e também à assembleia patronal, prevista para o dia 25 de março.
O arranjo construído pela comissão intersindical prevê 6,52% de antecipação salarial a partir de março e continuidade das negociações, quando serão discutidas as questões não concluídas nessa primeira fase. Ficam mantidas as cláusulas da Convenção Coletiva até que uma nova Convenção seja assinada.
A proposta construída na rodada de negociação não é definitiva, pois ela ainda precisa ser aprovada nas assembleias dos professores e também dos patrões.
Nova etapa
A segunda fase das negociações inclui o ajuste de algumas cláusulas preexistentes e a discussão de temas mais complexos, como o trabalho tecnológico, piso salarial, adicional por titulação e aumento do poder aquisitivo. A Fepesp e os sindicatos reconhecem que essas mudanças não podem ser adotadas de imediato. Por isso, defendem um planejamento que assegure a implantação gradual num determinado prazo.
Confira aqui as datas e locais das assembleias
*Assembleia de auxiliares e professores no Sinpaae Ribeirão Preto, Sintee Presidente Prudente e Sinteee Franca. No Sinpro Santos, a assembleia será realizada dia 25 e em Franca, dia 28.
Da Fepesp