Equador formará de forma gratuita docentes de qualidade
A Universidade Nacional de Educação (UNAE), cujo marco legal se debate na Assembleia Nacional, dará preparação de qualidade para os futuros docentes equatorianos, com uma formação gratuita, realçaram meios de comunicação.
Com os docentes que ali se formem se espera cobrir a demanda nacional, assegurou o legislador Raúl Abad, citado pela Televisão Parlamentar.
Enfatizou que os estudantes dessa instituição terão amplas oportunidades para influenciar na mudança da matriz produtiva, pois no futuro serão geradores de conhecimentos, de bens e serviços para o Equador.
Assegurou que essa entidade será referência para a capacitação e formação de docentes e outros profissionais educativos, cuja base fundamental será a investigação aplicada.
Abad defendeu o projeto desta casa de altos estudos ante o pleno do Parlamento, que discute ademais os projetos de criação de outras três universidades: Yachay, a cidade de conhecimento, a das artes e Ikiam, dedicada ao estudo da biodiversidade.
Precisou que a universidade de Educação surge da necessidade de formar docentes, estudantes e profissionais capazes de incluir a investigação tanto na etapa de aprendizagem quanto no exercício profissional.
Da Prensa Latina