Fepesp: SinproSP inicia Programa “Saúde Mental e Trabalho Docente”

O Sinpro São Paulo lançou o projeto “Saúde Mental e Trabalho Docente”, que oferece atendimentos individuais e em grupo para as e os sindicalizados, de forma gratuita e online.

O projeto é uma parceria do Sindicato com o NAST (Núcleo de Ações em Saúde do Trabalhador) – ver abaixo. Os atendimentos serão realizados por psicólogos membros do Núcleo.

Como a procura foi muito forte na primeira semana, as vagas iniciais já foram preenchidas.

Porém, o docente pode se cadastrar na lista de espera. Se houver desistências, os interessados serão chamados de acordo com a ordem de inscrição.

Para se inscrever, entre aqui.

Acolhida – A iniciativa da diretoria do Sinpro serve para renovar e reforçar o compromisso político de ampliar, fortalecer e consolidar espaços de acolhida relacionados ao cotidiano e às condições de trabalho das e dos docentes.

O projeto “Saúde Mental e Trabalho Decente” faz parte das atividades do Sindicato em comemoração ao “Mês do professor”, outubro.

Atendimentos – Serão às segundas-feiras, com Renata Paparelli, supervisora do Núcleo, professora da PUC-SP, doutora em Psicologia Social e do Trabalho (saúde mental relacionada ao trabalho), coordenadora da Clínica do Trabalho (PUC-SP), perita judicial e psicoterapeuta.

Aos sábados, os atendimentos serão com Thiago Ribeiro Pereira de Lira, psicólogo formado pela PUC-SP e especialista em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina da USP, que concluiu o aperfeiçoamento em Saúde Mental Relacionada ao Trabalho no Instituto Sedes Sapientiae.

As consultas ocorrerão em duas etapas:

1ª Etapa: individual

Cada atendimento terá duração de 50 minutos, em outubro:
• segundas-feiras, entre às 16h e às 18h50;
• sábados, entre 9h e 11h45.

2ª Etapa: em grupo

Com duração de uma hora e meia, para grupos de 6 a 8 pessoas, em novembro:
• segundas-feiras, entre 16h e 17h30;
• sábados, entre 9h e 10h30.

Etapas – Após as duas etapas de atendimento do projeto, oferecidas gratuitamente pelo SinproSP, é possível entrar em contato com os profissionais do NAST ou os relacionados à Plataforma de Benefícios para contratar novos atendimentos, com os pagamentos então assumidos pelo professor ou professora.

O Sinpro tranquiliza os docentes: os atendimentos obedecem à Lei Geral de Proteção de Dados e sigilo absoluto dos profissionais de psicologia. O SinproSP terá acesso apenas às informações necessárias para as inscrições, que serão realizadas para acompanhamento do projeto.

NAST – É um grupo formado por psicólogas e psicólogos pesquisadores e atuantes na área da Psicologia Social do Trabalho e Saúde do Trabalhador.

Ele é coordenado pela Doutora Renata Paparelli, docente da PUC-SP e do Instituto Sedes Sapientiae. O Instituto foi fundado com a ambição de trazer uma visão crítica às discussões e intervenções realizadas no campo da saúde relacionada ao trabalho.

Da Fepesp

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo