Fitrae-BC: Professor Railton Nascimento é eleito o novo presidente da federação
Em eleição realizada no último dia 18, no VI CONFITRAE-BC “UNIDADE E LUTA POR UM BRASIL MAIS JUSTO E EDUCADO!”, o professor Railton Nascimento foi eleito o novo presidente da Fitrae-BC e explicou quais são as expectativas para este mandato para o período 2023-2026. O ex-presidente da Fibrae-BC é o vice coordenador-geral da Contee, Alan Francisco de Carvalho.
“Nós passamos de 2016 até o ano passado por uma fase de destruição de direitos dos trabalhadores, com as contra reformas da previdência, terceirização, reforma trabalhista e ataques contra a democracia, desde o golpe contra a Dilma até os rompantes autoritários de Bolsonaro.” Mesmo estando em uma nova fase, o professor Railton afirmou que essa nova etapa exige ainda muito esforços da nossa parte para que a democracia continue consolidada. “Tem uma onda ainda muito conservadora no mundo, Trump liderando pesquisas nos Estados Unidos, Milei sendo eleito na Argentina e essa onda conservadora ainda tem muita base social aqui no Brasil.”
O professor Railton levantou a pauta de que ainda tem muito trabalho pela frente. “Temos um governo de frente ampla que ainda negocia palmo a palmo os direitos trabalhista dos professores e professoras, que hoje em dia são precários no Brasil. Temos conglomerados de capital aberto comprando faculdades, liderando matrículas, precarização do ensino e avanço do EaD. Portanto,!precisamos reagir a tudo isso. E a Fitrae-BC, em sua nova diretoria, assume esse compromisso de fortalecer em primeiro lugar o sindicato, instituição sindical de primeiro grau, a federação, instituição de segundo grau e a confederação, instituição de terceiro grau. Tudo isso fortalecendo a luta maior classista da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil.”
O novo presidente da Fitrae-BC, afirma que o objetivo é fortalecer todo o sistema sindical para o embate contra essas bases fascistas e bolsonaristas. “Portanto, a ordem é fortalecer o sindicato, fortalecer a nossa unidade, fortalecer os sindicatos da base da Fitrae e afastar o esmorecimento e o medo, lavando adiante as bandeiras que foram consagradas e aprovadas no Consind da Contee, entre os quais o financiamento, que é pilar fundamental para que o trabalho sindical seja edificado, e a negociação coletiva nacional. Precisamos também fortalecer nossa participação na Conae, para levarmos adiante a bandeira da regulamentação do setor privado”, defendeu o professor
Da Fitrae-BC