Fome ameaça 50% da população de Gaza até julho

Sob ataque e cerco de Israel, palestinos na Faixa de Gaza enfrentam bombardeios constantes e o fantasma da fome “catastrófica”

Relatório da Classificação da Fase de Segurança Alimentar Integrada (IPC), divulgado nessa segunda-feira (18), revela a situação da fome na Faixa de Gaza. Segundo o estudo, até 1,1 milhão de pessoas podem enfrentar o que a entidade chama de “fome catastrófica” nos próximos meses, o que representa metade da população local.

Os dados revelam escalada preocupante em comparação com estimativas anteriores. O relatório anterior do IPC, publicado em dezembro, já alertava para a crise iminente. À época, indicava que 677 mil pessoas, ou 30% da população de Gaza, poderiam estar em uma situação crítica de fome entre fevereiro e março deste ano.

Além disso, o estudo apontou aumento alarmante na desnutrição aguda entre crianças de 6 a 23 meses: de 16,2% para 29,2% apenas nos primeiros dois meses deste ano. Além da fome, o regime sionista de Israel já matou mais de 31 mil palestinos, sendo mais de 60% mulheres e crianças.

Fome apocalíptica

Philippe Lazzarini, chefe da Agência da ONU para os Refugiados Palestinos (UNRWA), expressou sua preocupação e denunciou as restrições de acesso à região. Ele destacou a necessidade urgente de abrir todas as passagens para permitir a entrada de ajuda humanitária.

“Este é o maior número de pessoas já registrado em situação de fome catastrófica pelo sistema IPC. É o dobro do número de apenas três meses atrás”, lamentou Lazzarini. Ele enfatizou que a situação é crítica, com crianças morrendo de desidratação e fome.

A classificação IPC, apoiada pelas Nações Unidas, fornece indicadores para medir o grau de fome enfrentado por populações em todo o mundo. Varia da fase 1, quando as necessidades alimentares são atendidas sem estratégias atípicas, até a 5. O último estágio indica “extrema falta de alimentos” e condições de desnutrição aguda e mortalidade.

“A fome é iminente nas províncias do norte e deverá ocorrer a qualquer momento entre meados de março e maio de 2024”, diz a organização. Nesse sentido, a entidade reforça pedido de cessar-fogo imediato para levar alimentos a essas pessoas. No norte da Faixa de Gaza, local mais crítico, o levantamento estima que 70% da população, ou 210 mil pessoas, está em risco de fome catastrófica”, completa Lazzarini.

Não há lugar seguro em Gaza

Embora a situação seja mais grave no norte, toda a população de Gaza está pelo menos na fase 3 (crise) de segurança alimentar. Algumas áreas, como as províncias do sul de Deir al-Balah e Khan Younis, e a província de Rafah, já alcançaram a fase 4 (emergência) e enfrentam o risco de alcançar a fase 5 (fome catastrófica) até julho.

A crise humanitária em Gaza tem como agravante o bloqueio de alimentos e insumos médicos. O governo brasileiro denunciou veementemente essas ações, afirmando que Israel viola o direito internacional ao impedir a entrada de ajuda. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, destacou que o bloqueio à ajuda humanitária em meio à fome e à falta de suprimentos médicos é uma violação clara do direito internacional. O governo brasileiro também se uniu a outros países na pressão sobre Israel, inclusive apoiando uma acusação de genocídio em Gaza na Corte Internacional de Justiça, apresentada pela África do Sul.

Da Rede Brasil Atual

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo