Fortalecendo a luta pela democratização da comunicação
A XVII Plenária Nacional do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), realizada neste fim de semana (21 e 22), aprovou o novo estatuto social do FNDC, com o objetivo de desburocratizar o Fórum e fortalecer a luta pela democratização da comunicação nos estados. A plenária também teve, em seu encerramento, um ato público de apoio ao Marco Civil da Internet.
Para Rosane Bertotti, coordenadora-geral do FNDC e secretária nacional de Comunicação da CUT, as mudanças na estrutura, organização e participação, aprovadas no encontro, fortalecem a entidade e robustecem a luta pelo direito a comunicação. “O debate do estatuto é resultado do processo político de crescimento do FNDC. E fortalecer o FNDC é fortalecer a luta”.
A coordenadora das Secretaria de Comunicação Social da Contee, Cristina de Castro, que representou a Confederação na plenária, destacou o valor espaço de construção coletiva e a importante função do FNDC, “em especial neste momento em que o tema da democratização da comunicação deve ter destaque central nas entidades sindicais”. “A manipulação de informações, dados e notícias impede que a população tenha de fato conhecimento da realidade e possa realmente estabelecer sua análise conjuntural, emitir opinião e debater sobre os fatos sem a ‘maquiagem’ costumeira da mídia tradicional”, criticou Cristina.
Lei da Mídia Democrática
A plenária votou pela intensificação das coletas de assinaturas do Projeto de Lei da Mídia Democrática, dentro da campanha “Para expressar a liberdade”. “Vamos às ruas principalmente em outubro, mês da democratização da comunicação, para ampliar o debate com a sociedade, reverberando assim em novas assinaturas do Projeto de Lei”, explicou Rosane Bertotti. Dentro dessas luta, Cristina de Castro apresentou, na plenária, a proposta de a Contee e suas entidades filiadas organizarem pontos de coleta durante a mobilização da Campanha Nacional de Valorização Profissional dos(as) Trabalhadores(as) em Educação. Os kits de coleta serão organizados e enviados às entidades pela Confederação.
Da redação, com informações do FNDC