GDF repassa apenas 25% dos recursos para creches conveniadas e professores realizam protesto

O Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Particulares (Sinproep-DF) solicitou a intervenção do Procurador-Chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT) 10ª região, pois a Secretaria de Educação não cumpriu o prometido e repassou apenas 25% do total de repasse de recursos para as creches conveniadas ao GDF. O fato vem prejudicando os funcionários e suas famílias, que continuam sem receber o pagamento.

Por conta disso o Sinproep-DF convocou professores, coordenadores e pais para manifestação nesta sexta-feira (11), em frente ao Palácio do Buriti, a partir das 9h, no intuito de forçar o governo a resolver o problema dos atrasos salariais. A situação com os profissionais das creches vem acontecendo desde 2015, quando a entidade fez gestões administrativas junto à Secretaria de Educação para resolver o problema.

Aproximadamente 1.300 funcionários estão sem salário, deixando cerca de 80 instituições sem profissionais. Lembrando que o repasse também custeia elementos como a alimentação das crianças nas creches.

Os professores estão em estado de greve e algumas instituições já estão paradas. Alguns salários estão atrasados desde dezembro, além das férias e do 13º salário que não foram pagos. No mês de fevereiro os professores fizeram greve, que só foi terminada com a promessa de que o pagamento seria feito.

A Presidente do Sindicato, professora Karina Barbosa afirma que o não recebimento das férias, e atraso de pagamento configura violação aos direitos dos professores e coordenadores, pelas leis trabalhistas “O atraso de pagamento interfere no bem-estar dos alunos, afinal o repasse também serve para custear elementos básicos como a alimentação das crianças.”

*Com informações de Sinproep-DF

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo