Greve dos professores do Sesi-SP começa hoje: Luta por valorização e condições dignas de trabalho

Hoje, 31 de março de 2025, inicia-se a greve dos professores da rede Sesi-SP, após decisão histórica tomada em assembleia estadual unificada, realizada na última quinta-feira (27). Com a adesão de mais de 1000 docentes, vinculados à Fepesp e aos 25 sindicatos a ela filiados, a greve reflete o descontentamento com a proposta de aumento salarial de 0,33%, abaixo da inflação, e com as precárias condições de trabalho enfrentadas pela categoria.

A paralisação afeta todas as unidades do Sesi no estado de São Paulo e é o resultado de mais de 10 rodadas de negociações frustradas com a patronal. A categoria exige, além de um reajuste salarial justo, a redução da superlotação das turmas e a contratação de mais profissionais para garantir a qualidade do ensino.

“Hoje é um marco na história da mobilização dos professores do Sesi do estado de SP. O ápice de assembleias gigantes e mais de uma dezena de negociações com a patronal que não atendeu o clamor dos docentes por melhores salários, condições de trabalho e valorização! O movimento já é vitorioso graças à persistência e coragem dos professores que insistiram e não desistiram da luta. Os mais de 20 sindicatos e a federação foram incansáveis nesta batalha!” – afirmou Conceição Fornasari, presidente do Sinpro Campinas.

Embora a greve seja uma ação legítima, a Fepesp e os sindicatos reafirmam o compromisso de reposição dos dias letivos, garantindo que os alunos não sejam prejudicados. A mobilização também destaca a ilegalidade da substituição dos professores por terceirizados ou funcionários administrativos, conforme a Lei do Direito de Greve (Lei nº 7.783/89).

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee) apoia a luta dos professores do Sesi-SP e a mobilização por melhores condições e valorização da educação.

Por Romênia Mariani

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo