Ibmec vende faculdade IBTA para Grupo Cetec

O Ibmec fechou, na sexta-feira, a venda da faculdade IBTA para o Grupo Cetec Educacional, de São José dos Campos, no interior de São Paulo. Trata-se do terceiro negócio vendido pelo Ibmec nos últimos dois anos. O desinvestimento faz parte da estratégia do grupo de ensino de focar na marca Ibmec, voltada para o público de alta renda. As três faculdades vendidas (IBTA, Uirapuru e Imapes) são de perfil mais popular.

Nesta operação mais recente, o comprador, o Grupo Cetec, chama a atenção. Fundado há apenas sete anos, já promoveu quatro aquisições: Etep, Bilac, Faatesp, além do IBTA. “Nas três primeiras aquisições, assumimos apenas as dívidas. O IBTA foi a primeira compra que pagamos aos donos”, explicou Thiago Rodrigues Pêgas, presidente do Cetec, que não revela o valor da negociação. Pêgas divide o grupo de ensino com outros 12 sócios, todos investidores pessoa física.
Com a compra do IBTA, o Cetec passa a contar com 11 mil alunos distribuídos em cinco campi, sendo dois em São José dos Campos, sede da empresa, dois em São Paulo e um em Taubaté.

A negociação levou dois anos para ser concluída, com a desistência e retomada das conversas por várias vezes. Foi exatamente nesse período que o Ibmec começou a mudar o seu foco de expansão. Entre 2005 e 2010, o grupo tinha como meta crescer por meio de aquisições de faculdades que cobram mensalidades menores. Nesses cinco anos, o Ibmec fez cinco aquisições que demandaram recursos de R$ 50 milhões.

As mudanças começaram a ocorrer em 2010 com a venda de 30% do capital do Ibmec para o fundo americano de private equity Capital International. O empresário Eduardo Wurzmann, que durante uma década foi presidente do Ibmec e liderou o processo de expansão via aquisição, deixou o grupo em fevereiro do ano passado.

“A venda das faculdades faz parte de seu plano estratégico, tendo em vista a decisão da instituição em manter o foco no crescimento das marcas Ibmec e Metrocamp. O objetivo é expandir de forma orgânica, baseado na ampliação do portfólio de cursos”, informou o Ibmec em comunicado. Nesse sentido, um dos seus projetos é a criação de cursos nas áreas de engenharia e comunicação – processo que vem sendo liderado pelo novo presidente VanDyck Silveira.

Fonte: Valor Econômico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
666filmizle.xyz