Manifesto de repúdio contra a ameaça à democracia na Venezuela

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee) manifesta apoio ao governo do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, eleito democraticamente. Expressa seu repúdio às tentativas de golpe perpetradas pela oposição e reitera seu apoio à integração soberana e democrática dos povos latino-americanos e caribenhos.

Consideramos que é preciso que as forças progressistas fiquem atentas. Está em curso uma ação conjunta dos setores conservadores e do sistema financeiro internacional, aliados às grandes potências imperialistas, com destaque para os EUA, para derrubar governos progressistas, que não atendem aos seus interesses. A estratégia adotada é desestabilizar os governos, criando um clima de conflito e caos social. Utilizando quaisquer artifícios, as tentativas de golpe se apresentam de forma mais complexa, mais sofisticada. São utilizadas campanhas de mídia, manipulando o descontentamento de minorias, com o discurso da defesa da democracia e da liberdade, mas com o conteúdo de um golpe fascista.

A história da Venezuela é marcada por impasses políticos e golpe patrocinado pelas forças interessadas no domínio das maiores reserva de petróleo do planeta. Além disso, está em jogo a continuidade do processo de construção de projetos nacionais soberanos e democráticos dos países da America Latina. A eleição de presidentes democráticos e progressistas, a exemplo de Hugo Chávez e Luis Inácio Lula da Silva, iniciou uma fase de inserção altiva dos países da região em relação aos EUA. Vale recordar a importância de ter sido barrado o plano de criar a Alca – Aliança para o Livre Comércio das Américas –, conforme desejo dos Estados Unidos, e em seu lugar terem surgido associações regionais, como a Unasul (União das Nações da América do Sul) e a Celac (Comunidade dos Estados da América Latina e do Caribe).

Além do mais, ao longo dos últimos 13 anos, foram iniciadas, na grande maioria dos países latino-americanos, políticas públicas destinadas a tirar as pessoas da pobreza absoluta, do analfabetismo, do abandono, e foram criados programas sociais para melhorar sensivelmente as condições de vida da população. Na Venezuela, apesar das tentativas de golpe, das sabotagens e locautes, o período chavista foi o de maior prosperidade social. Cinco milhões de pessoas foram retiradas da pobreza e foram concedidas aposentadoria a todos os trabalhadores (mesmo os informais). Quanto à educação, o analfabetismo foi erradicado, o número de professores nas escolas públicas foi multiplicado por cinco e foram criadas 11 novas universidades. Entretanto, a retração dos preços do petróleo, devido à crise internacional e às sabotagens patrocinadas pelo empresariado aliado aos golpistas, agravou os problemas de gestão pública. Apesar de todas as dificuldades, Nicolás Maduro, venceu as eleições em 2013 e as eleições municipais de dezembro de 2014. No entanto, setores radicais da oposição, que perderam quatro eleições em seguida, apostam em um golpe de Estado lento, que resultaria na destituição do presidente Maduro.

Nesse quadro no qual a democracia venezuelana é ameaçada pelos golpistas de sempre, torna-se ainda mais importante fortalecer a integração soberana dos países da América Latina e do Caribe. Maduro tem respaldo dos países do Mercosul, Alba e Unasul. Além disso, inúmeras entidades do movimento sindical e social têm manifestado total apoio ao presidente Maduro e repúdio a ameaças de golpe na Venezuela.

A Contee, reafirmando seus princípios fundantes – a defesa dos interesses dos trabalhadores, a defesa do direito das nações à autodeterminação e à soberania política, econômica e social – repudia as imposições imperialistas sobre o governo da Venezuela. E conclama suas entidades filiadas a somar forças na denúncia e no repúdio contra a ameaça à democracia venezuelana.

Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino – Contee

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo