Manuela Mirella é eleita nova presidenta da UNE

Pela chapa “Coragem e unidade: nas ruas pra reconstruir o Brasil”, a estudante pernambucana Manuella Mirella foi eleita presidenta da UNE com 76,26% dos votos

Depois de cinco dias de uma programa extensa, muitos debates, palestras, encontros, atividades culturais e atos chegou ao fim a 59ª edição do Congresso da maior entidade estudantil universitária do país. A plenária final aconteceu neste domingo (16), no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília, com a votação e eleição da nova direção da entidade para o próximo biênio 2021-2023.

Com 4.716 votos, de um total de 6.180, a chapa encabeçada por Manuela, “Coragem e unidade: nas ruas pra reconstruir o Brasil” saiu vitoriosa do Congresso da UNE que reuniu cerca de 10 mil estudantes universitários dos quatro cantos do Brasil. Ao todo, sete chapas concorreram ao processo eleitoral.

Presidenta da gestão cessante, Bruna Brelaz foi quem declarou os votos de cada uma das chapas, dando a vitória para a eleição da chapa de Manuella e no mesmo ato, deu posse à nova presidenta. Sendo a primeira vez na história da entidade que uma mulher negra passa à condução da entidade para outra mulher negra.

Bastante aplaudida, a presidenta eleita agradeceu a todos os estudantes que fizeram a campanha da chapa, desde a passagem em sala, a organização da eleição dos delegados, das caravanas até participarem do Congresso em Brasília.

Segundo Manuella, essa nova direção não fará apenas a gestão da chapa, mas “de cada estudante desse país que sonha com um país melhor e nós iremos, com unidade e coragem, reconstruir o Brasil da esperança”, afirmou.

Ela também saudou a gestão cessante, lembrando que foi a entidade que ajudou a derrotar nas urnas o governo de Jair Bolsonaro, que conquistou a recomposição do orçamento das universidades, garantiu a volta às aulas com segurança.

“Foi a gestão que não saiu um minuto das ruas e tenho certeza que cada estudante deste Brasil se sentiu muito representado por você, Bruna, uma menina negra, do Norte que com muita responsabilidade e coragem conduziu a UNE nestes dois anos”.

Manuella é estudante de engenharia ambiental na FMU. Foi diretora de Comunicação da UNE. Filiada à União da Juventude Socialista (UJS), iniciou sua trajetória acadêmica na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), onde ingressou pelas cotas, atuou nas entidades de base e presidiu a União dos Estudantes de Pernambuco (UEP) – Cândido Pinto.

Do Portal Vermelho

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo