Mercadante reconhece necessidade de elevar salário de professor

Por Bruno Peres | Valor

BRASÍLIA  –  O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, destacou nesta quarta-feira o programa do governo de incentivo à carreira de professor a ser lançado na próxima semana, com o nome “Quero Ser Professor, Quero Ser Cientista”.

O programa, segundo o ministro, vai incentivar “os excelentes estudantes” que se destacam, por exemplo, em competições escolares. “Esse é um programa que será muito importante”, disse o ministro, acrescentando que essa iniciativa do governo vai contribuir para a redução do déficit de professores e cientistas no Brasil.

O governo vai pagar uma bolsa de R$ 150 por mês a estudantes de escolas públicas que aceitarem participar de projetos de iniciação científica nas áreas de Matemática, Química, Física e Biologia. “Exatamente impulsionando essa vocação para ser cientista e professor, porque é aí onde há um déficit”, disse o ministro em entrevista a emissoras de rádios.

Mercadante também reconheceu a necessidade de elevar o salário de professores e informou que o ministério está aberto à negociação para mudar a fórmula de cálculo do reajuste do piso salarial.

O ministro, ao afirmar que o governo não aceita repor apenas a variação inflacionária, propôs um pacto para que os profissionais de educação também se comprometam a não faltar ao trabalho, o que prejudica a formação de crianças e adolescentes.

Mercadante destacou a sanção da lei que prevê recursos dos royalties de petróleo para educação e saúde, dada na segunda-feira pela presidente Dilma Rousseff, que teve “ousadia histórica” para defender essa proposta, nas palavras do ministro.

Do Valor Econômico

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo