Moção de apoio ao povo Cubano e a Cuba socialista

No último domingo (25), a plenária final do 10° Conatee aprovou uma moção de apoio ao povo cubano e a Cuba socialista. A moção foi enviada nesta semana pela Contee ao governo cubano e à embaixada cubana no Brasil. Confira abaixo:

Nós, delegados e delegadas do 10º Congresso Nacional da Contee (10° Conatee), realizado nos dias 23, 24 e 25 de julho de 2021, de forma on-line, expressamos nosso apoio e solidariedade ao povo cubano!

Cuba enfrenta uma grave crise econômica, principalmente em razão do bloqueio promovido unilateralmente pelos Estados Unidos. A pandemia da Covid-19 agrava o cenário, ao lado do endurecimento das medidas contra o país caribenho promovido durante o mandato do ex-presidente estadunidense Donald Trump. A situação chegou a seu momento mais crítico com a realização de manifestações, no dia 11 de julho de 2021, contrárias ao governo do presidente cubano, Miguel Díaz-Canel.

Embora reconheça as adversidades, o presidente cubano denuncia o que julga ser uma escalada golpista no país e acusa o presidente dos EUA, Joe Biden, de forçar “revoltas sociais”, além de declarar apoio aos atos contra o governo cubano.

O centro de tudo é o bloqueio, os embargos econômicos impostos à Cuba, que provocam vários transtornos ao povo cubano, incluindo no setor energético e no fornecimento de remédios, caracterizando um problema humanitário. Nos tempos atuais, em que o mundo enfrenta a Covid-19 e em que os países devem unir forças de forma solidária na batalha contra a pandemia, torna-se ainda mais inadmissível a permanência do criminoso bloqueio econômico do governo estadunidense contra a pequena Cuba, gigante socialista no Caribe.

O embargo unilateral dos Estados Unidos já foi condenado 29 vezes na Organização das Nações Unidas (ONU), por ser uma grave violação das normas do direito internacional. No entanto, é mantido pelo governo norte-americano de Joe Biden. Aproveitando da crise econômica resultante da pandemia e do embargo, Biden e Bolsonaro se apressaram em apoiar as manifestações de oposicionistas ocorridas em algumas cidades.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino — Contee, representante de mais de 1 milhão de professores e técnicos administrativos que atuam na educação privada no Brasil, coloca-se ao lado da sociedade cubana e das organizações de trabalhadoras e trabalhadores da educação/SNTECD, e da Central dos Trabalhadores de Cuba/CTC, na defesa da soberania de seu país e contra o bloqueio econômico e as investidas norte-americanas.

Defendemos, ao mesmo tempo, que só ao povo cubano compete decidir o seu destino, com todos os direitos de manifestação, expressão e organização que defendemos para todos os povos do mundo, sem nenhuma interferência do imperialismo. Sobre essas bases, estamos dispostos à ação comum pelo fim imediato do bloqueio econômico dos EUA a Cuba e pela defesa da soberania do povo cubano, contra qualquer agressão ou ingerência imperialista.

Delegados e delegadas do 10° Conatee

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo