MST realiza encontro multicultural e gastronômico na Bahia
Iniciativa que debate soberania alimentar ocorre no Assentamento Claudemiro Dias Lima, no município do Médio Rio de Contas, entre 26 e 28 de setembro

O Movimento das Trabalhadoras e Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)realiza a primeira edição do Festival Sabores da Liberdade, um encontro multicultural e gastronômico, no Assentamento Claudemiro Dias Lima (MST), na zona rural de Jitaúna, município do Médio Rio de Contas, na Bahia. O evento ocorrerá entre os dias 26 e 28 d setembro.
Segundo o MST, a iniciativa “une sabores, saberes e territórios na construção da autonomia popular”, além de celebrar a “soberania alimentar como caminho concreto para a defesa das liberdades dos povos”.
Ao longo dos três dias do evento, fruto da parceria do assentamento com o Instituto Alameda e o território Terra de Preto, territórios produtivos de diferentes regiões da Bahia apresentarão criações culinárias com ingredientes próprios, promovendo trocas entre modos de vida, práticas de cultivo e narrativas de resistência.
“O festival surge como uma resposta a uma questão fundamental, que é como ampliar o debate sobre a Soberania Alimentar. A gente entende que esta construção se dá a partir das relações entre territórios que alcançaram a sua autonomia alimentar”, explica Neto Onirê Sankara, agricultor, militante do MST e idealizador do evento.
Para Neto, a iniciativa “surge como um espaço para evidenciar a riqueza dos territórios”. “Não tem nada mais rebelde hoje do que plantar comida sem veneno. Porque a capacidade de resistência no território também é medida pelo tamanho da dispensa que ele tem”, acrescentou.
Além do assentamento Claudemiro Dias Lima, também marcarão presença no festival, com seus pratos tradicionais, o acampamento Rosemeire Conceição (Jaguaquara), o assentamento Carlos Marighella (Ipiaú), os quilombos de Graciosa (Taperoá) e Engenho da Ponte (Cachoeira), bem como a Comunidade Flor de Café e a Associação Caiporas (Malhada de Pedra), todos de municípios baianos.
Além das experiências gastronômicas, a programação inclui rodas de conversa, oficinas e apresentações artísticas.
A participação no festival é gratuita e aberta a todas as pessoas, sem necessidade de inscrição prévia. No entanto, segundo a organização, quem desejar pode optar por pacotes especiais que incluem hospedagem e alimentação.
Serviço: 1º edição do Festival Sabores da Liberdade
Local: Assentamento Claudemiro Dias Lima (MST), zona rural de Jitaúna, município do Médio Rio de Contas, Bahia
Data: 26 a 28 de setembro de 2025
Programação completa
26/09 (sexta-feira)
Mesa de abertura, visita guiada pelo assentamento e uma oficina de plantio com crianças. Durante à tarde, haverá roda de conversa sobre soberania alimentar e oficina de yoga, seguidas de jantar e show de João Lins.
27/09 (sábado)
Atividades incluem oficinas de aproveitamento de alimentos, oficina de música para crianças, roda de conversa sobre alimentação saudável, lançamentos de livros, roda de capoeira, jantar e uma noite cultural com atrações, DJ Lou e show do cantor e compositor Daniel da Quixabeira.
28/09 (domingo)
Festival encerra com plantio de árvores, roda de conversa com os territórios participantes e degustação culinária com premiação de pratos em diversas categorias.





