Nota de pesar sobre o ataque à Escola Estadual Sapopemba

É com profundo pesar que nós, da Contee, expressamos nossa consternação diante do recente atentado ocorrido na Escola Estadual Sapopemba, em São Paulo. Cada vida perdida é uma tragédia inaceitável, e é com o coração pesado que lamentamos essa tragédia e manifestamos toda nossa solidariedade às famílias e à comunidade educacional como um todo.

A escola deveria ser um ambiente de aprendizado, crescimento e segurança, mas, infelizmente, esses eventos nos lembram da vulnerabilidade que enfrentamos. Neste momento de tristeza e dor, estendemos nossas condolências.

É importante que repensemos nossas políticas de controle de armas, implementando medidas mais rigorosas e eficazes para impedir o acesso indevido a esses instrumentos letais. Além disso, devemos concentrar esforços na promoção da cultura de paz, na resolução pacífica de conflitos e no fortalecimento da saúde mental, prevenindo assim a escalada de situações que levam a atos extremos.

Ao invés de armar nossas escolas, devemos investir em recursos que promovam um ambiente seguro e acolhedor, onde a educação seja livre de medo e ameaças. A segurança de nossos estudantes e educadores não pode depender da presença de armas, mas sim de estratégias que abordem as raízes dos problemas, como o bullying, a alienação social e os distúrbios mentais.

Temos hoje no Brasil a herança do bolsonarismo, que defende a cultura do porte armas e do ódio. O porte de armas não apenas aumenta o risco de incidentes violentos, mas também contribui para uma cultura de medo e desconfiança. Em vez de promover segurança, a presença generalizada de armas de fogo cria um ambiente propício a conflitos que poderiam ser evitados.

Neste momento, manifestamos nosso apelo para uma reflexão coletiva sobre a necessidade de restringir o porte de armas, especialmente em ambientes educacionais. Somente por meio de ações conjuntas e políticas sensatas poderemos aspirar a um futuro em que a educação seja protegida e floresça em um ambiente verdadeiramente seguro.

Brasília, 23 de outubro de 2023.

Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino — Contee

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo