Nota de solidariedade à deputada Maria do Rosário
A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino – Contee vem manifestar seu apoio e solidariedade à deputada Maria do Rosário (PT-RS), vítima, nesta quarta-feira (9), de grave violência verbal praticada pelo deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ).
Foi com profundo estarrecimento que, em plena véspera do Dia Internacional dos Direitos Humanos e apenas uma semana após a agressão sofrida pela senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) em sessão do Congresso Nacional, a Contee viu noticiado mais esse repugnante e gravíssimo caso de machismo e violência às mulheres no Legislativo brasileiro.
Desta vez a situação é ainda mais aterrorizadora, uma vez que o deputado em questão, conhecido por suas posturas de extrema direita e contrárias aos direitos humanos, reagiu ao discurso da deputada Maria do Rosário contra a ditadura militar dizendo que ele só não a estuprava porque ela “não merece”. A ofensa já havia sido dirigida à mesma deputada em 2003, quando os dois discutiram em um corredor da Câmara.
A Contee repudia com veemência a fala do deputado e exige providências imediatas da Mesa Diretora da Casa e do Conselho de Ética, a fim de que entrem com representação contra Bolsonaro por quebra de decoro parlamentar. O pronunciamento do deputado representa mais do que um ultraje às mulheres e aos direitos humanos; é, na verdade, uma declaração criminosa que precisa ser devidamente punida.
Brasília, 9 de dezembro de 2014.
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino – Contee