Sinprosasco: Nota de solidariedade e apoio à ministra Marina Silva
Repudiamos ataques realizados em audiência no Senado
O SINPROSASCO manifesta indignação e absoluta solidariedade à ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, vítima de um covarde ataque de violência política e machista durante audiência pública na Comissão de Infraestrutura do Senado Federal realizada na última terça, 27 de maio.
Repudiamos com veemência este ato, que traduz não apenas a agressão à pessoa do ministério, mas um ataque frontal à democracia, à diversidade e aos direitos humanos. É inaceitável que uma liderança histórica na luta socioambiental global, mulher negra de trajetória incontestável, seja alvo de tamanha barbárie política.
Marina Silva é símbolo de resistência e excelência na defesa do planeta, da justiça social e da vida há décadas. Seu compromisso com um Brasil sustentável e igualitário merece respeito, não ódio.
Este episódio escancara a urgência do combate à violência política de gênero e raça, que silenciou vozes fundamentais na construção nacional. Exigimos responsabilização dos agressores e políticas efetivas de proteção às mulheres negras na política.
O SINPROSASCO reafirma seu compromisso intransigente com uma sociedade antirracista, antipatriarcal e plural. Seguiremos ao lado de Marina Silva e de todas as vozes ameaçadas, na defesa da dignidade, da democracia e do direito à existência livre de violências.
Nossa democracia só será plena quando as mulheres puderem exercer suas funções e mandatos em todas as esferas dos poderes livres de violência, de deslegitimação e silenciamento. Toda mulher tem o direito de exercer sua função sem ser alvo de ataques que tentam desqualificá-la por sua condição de gênero ou origem.