Nota de solidariedade a FENPROF
A CONTEE manifesta sua solidariedade à Federação Nacional dos Professores (FENPROF) de Portugal que vem enfrentando grandes desafios e dificuldades na defesa dos direitos dos docentes no país, em função da crise financeira que atinge, especialmente, a Europa.
De acordo com relatos enviados pela entidade co-irmã da CONTEE, a situação em Portugal, especialmente na Educação, degradou-se no último período. Segundo a FENPROF, “o início do ano letivo foi difícil e novas dificuldades se poderão confirmar… À medida que a situação do país se agrava, FMI, União Europeia e BCE impõem ainda maiores sacrifícios e austeridade aos portugueses e cortes ainda maiores nos serviços públicos”.
Ainda de acordo com a entidade, as verbas para a Educação foram reduzidas em 803 milhões de euros, cainda de 5,1% para 4,7% do PIB, de 2010 para 2011. Uma nova proposta contempla agora mais uma redução que faz descer este índice para os 3,8% do PIB.
“A consequência destas reduções violentíssimas foi, este ano, um aumento do desemprego docente (que passou a atingir mais 12.500 docentes) e 1.800 docentes efetivos que ficaram sem turmas, prevendo-se que, no próximo ano, estes números aumentem, levando à eliminação de, pelo menos, mais 25.000 postos de trabalho num corpo docente de cerca de 140.000 profissionais”, informa a FENPROF.
Leia aqui a íntegra do apelo enviado às entidades pela FENPROF.
Para a CONTEE, o enfrentamento da crise financeira mundial não pode vitimar ainda mais os trabalhadores, em especial do setor educacional, estratégico para o desenvolvimento soberano das Nações. A defesa dos direitos dos professores e de suas condições de trabalho deve prevalecer sobre a austeridade financeira imposta ou adotada após a crise do capital.
Assim, a CONTEE soma-se à FENPROF nesta luta e faz um apelo ao Governo português que contenha as sanções à categoria e preserve o setor educacional, a fim de, assim, defender também o futuro da nação portuguesa.
Brasilia, 18 de novembro de 2011.
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino