Nova diretoria do Sinpro Petrópolis toma posse em solenidade concorrida
O local Espaço Terra Santa em Valparaíso foi pequeno para a grande quantidade de presentes à solenidade de posse da nova diretoria do Sinpro Petrópolis e Região, ocorrida no último dia 18.
Representantes da Contee, Feteerj, sindicatos dos professores do Rio de Janeiro, Niterói, Norte/Noroeste e Baixada Fluminense, além de integrantes dos sindicatos dos Metalúrgicos, do Vestuário e dos Comerciários de Petrópolis, entre outras personalidades, prestigiaram o evento, aberto com o hino nacional.
O primeiro secretário da antiga diretoria, professor Antônio Carlos Mussel foi o mestre de cerimônias e chamou à mesa os representantes das entidades sindicais e o conjunto da diretoria que tomava posse, que em sua totalidade postou-se à frente da mesa para a solenidade e as fotos de praxe.
Após as falas dos convidados, o novo presidente do Sindicato, Luís Alberto Grossi, fez um pronunciamento, que reproduzimos abaixo na íntegra. Em seguida, o professor Antonio Carlos Mussel representando a antiga diretoria da entidade deu posse à nova diretoria do Sinpro Petrópolis e Região. Logo depois foi servido um coquetel para a confraternização.
Veja o discurso do novo presidente do Sinpro Petrópolis e Região, professor Luís Alberto Grossi:
Boa noite companheiras, boa noite companheiros,
É com grande satisfação que estou aqui em nome de todos os integrantes da Chapa 1 Experiência e Renovação para tomar posse à frente da diretoria do Sindicato dos Professores de Petrópolis e Região no triênio 2013/2016.
Essa satisfação se expressa na confiança que recebemos da maioria da categoria para trazer o sindicato de volta ao seu seio, para que ele possa efetivamente representar seus anseios, suas demandas, assegurar seus direitos e alcançar novas conquistas.
Nosso compromisso é de lutar lado a lado e dia a dia com as professoras e professores de toda a base do sindicato. Lutar pela melhoria das condições de trabalho, de saúde, de remuneração, de cultura, e, porque não dizer, da cidadania de todos nós.
Manifestamos ainda nossa firme determinação em estar lado a lado com a nossa Federação, com a Contee e com os sindicatos coirmãos nesse caminho.
Um dos primeiros desafios que temos pela frente é organizar a participação da nossa categoria nos debates municipais – a começar nos próximos dias – da II Conferência Nacional de Educação (a Conae), que ocorrerá em fevereiro do ano que vem em Brasília. Garantir a nossa participação nos debates regionais e estadual no próximo semestre significa colaborar na democratização da elaboração e aperfeiçoamento do Plano Nacional de Educação e do Sistema Nacional de Educação, os dois principais temas da conferência.
Outro grande desafio é nos alinhar com as professoras e professores de todo o país na luta contra a financeirização e a mercantilização da educação. Tivemos um grande avanço com a Comissão Parlamentar de Inquérito, a CPI da Assembleia Legislativa do estado do Rio de Janeiro, que apontou várias irregularidades cometidas pelas mantenedoras e mostrou caminhos para superarmos essa visão deturpada que quer transformar a educação em um mero negócio.
A conquista dos 10% do PIB e dos royalties do pré-sal para a educação pública é também uma tarefa a qual somos chamados a participar, com o entendimento que apenas com fortes investimentos na educação pública e na melhoria da qualidade de vida e de trabalho das professoras e professores poderemos transformar nosso país não mais em um país do futuro, mas em uma nação do presente.
Diante disso conclamamos toda a classe de professores e a sociedade a se unirem ao Sinpro Petrópolis e Região nessas lutas, fortalecendo assim nossa organização e conquistas.
Agradecemos a presença de todas e todos na esperança de que esta posse, muito mais do que uma solenidade, represente mais um passo na consolidação da democracia em nosso país e no fortalecimento da luta dos trabalhadores.
Em nome dos 36 lutadores integrantes da chapa 1 Experiência e Renovação, nos colocamos à disposição das professoras e professores de Petrópolis e Região, agora não mais como uma chapa, mas como diretoria do Sinpro Petrópolis e Região, na certeza de que estaremos lado a lado com a categoria para garantir nossos direitos e alcançar novas vitórias.
Muito obrigado.
Do Sinpro Petrópolis