‘O Agente Secreto’ vence prêmio em NY e reforça esperanças para o Oscar
Festival NYFCC considerou obra de Kleber Mendonça Filho como Melhor Filme Internacional; Wagner Moura ganhou na categoria Melhor Ator
O filme O Agente Secreto e o ator Wagner Moura ganharam o prêmio de Melhor Filme Internacional e Melhor Ator do New York Film Critics Circle Awards (NYFCC), nesta terça- feira (02/12).
A premiação é uma das mais prestigiadas da indústria do cinema, reunindo críticos e alcance internacional, elevando as expectativas para que o longa receba indicações ao Oscar de 2026.
O diretor Kleber Mendonça Filho venceu o festival pela segunda na categoria de Melhor Filme Internacional. Seu primeiro triunfo no NYFCC foi em 2020, quando ganhou com o filme Bacurau.
O Brasil ficou com o prêmio de Melhor Filme Internacional do NYFCC pela quarta vez: além dos dois filmes de Mendonça Filho, também foram vencedoras as obras Pixote (1981), de Hector Babenco, e Cidade de Deus (2003), de Fernando Meirelles e Kátia Lund.
Prévia do Oscar
No caso de Wagner Moura, a vitória na categoria de Melhor Ator fortalece sua candidatura para a disputa pelo Oscar de 2026.
Em 2024, o NYFCC deu o prêmio de Melhor Ator para Adrien Brody, protagonista do filme O Brutalista, resultado que se repetiu no Oscar, em março deste ano.




