O primeiro dia de aula

Vítor Andrade*

Falar sobre o primeiro dia de aula de uma criança muda bastante quando você é pai ou quando você é professor, mas quando você está envolvido nas duas situações, pela lógica, seria mais fácil entender o processo. Não é tão simples, no entanto, pois existem várias circunstâncias que nos obriga a separar um do o outro.

Com o ingresso da mulher no mercado de trabalho, seja para aumentar a renda familiar, seja pela mudança do perfil das famílias, observada pelo aumento de lares chefiados por mulheres, os pais são obrigados a colocar os pequenos cada vez  mais cedo na escola. As que mais sofrem com essa situação são as mães, pois elas, além de carregarem as crianças por nove meses em seu ventre, têm a licença-maternidade, ou seja, elas estão junto das crianças por mais de um ano, e o fato de colocar o filho na escola é uma barreira que as separa. O processo pode ser muito dolorido. Mas é preciso se preparar para esse momento, o que pode acontecer com meses de idade, ou com anos de idade. É preciso ter a consciência de que, mais cedo ou mais tarde, pais e filhos terão que passar por esta situação.

A primeira preocupação dos pais é saber se a criança vai se adaptar, depois se ela vai sofrer com a distância. Choros de ambos os lados é absolutamente normal, talvez não muito saudável se for prolongado por dias, mas ocorre. É comum ligar para escola a fim de saber se está tudo bem, mas não pode virar uma constante. Algumas dicas podem ser consideradas para quem vai passar pelo primeiro dia na escola dos filhos.

Importante frisar que seu filho é uma criança como você foi, ou seja, você também teve seu primeiro dia e você conseguiu superar. Talvez possa ter ocorrido algum fato anormal, mas seu filho também superará. Portanto, faça exercícios com seu filho antes de ele encarar a vida escolar, leia junto com ele, e faça perguntas do tipo: “Você está entendendo?”. Se a respostar for “sim”, então pergunte algum fato ocorrido no texto, pois é muito comum eles se distraírem. Divida o livro em capítulos: no primeiro dia fale sobre o que será lido, no segundo dia o capítulo 2, no terceiro o 3 e assim sucessivamente, até o fim do livro, dessa forma ele terá gosto pela leitura, aí pode ser falado que na escola ele terá muitos momentos de leitura.

Os pais podem fazer os famosos piqueniques, pois elas adoram, e falar que na escola terão muitos momentos iguais a esse; levar a parquinhos de areia onde existem várias crianças, assim a criança verá, com sua ajuda, que na escola também são frequentes esses momentos. É bom, mas deve-se ter cuidado ao levar os filhos para fazerem as compras de alguns materiais escolares, de preferência os mais simples, pois artigos como mochilas podem sair caros, pois eles analisam os personagens, os ídolos e não a qualidade do produto como fazem os pais. Dessas maneiras as crianças poderão apagar um pouco a barreira que as separa dos pais na escola. É importante levá-la para conhecer a escola antes de iniciar as aulas e também, se possível, já conhecer professores e funcionários. O primeiro contato é bom para pais, alunos e para escola.

Se os pais optarem por transporte escolar, pesquise a habilitação do condutor ou da empresa, veja se existem multas de excesso de velocidade, se a pessoa é habilitada para transportar estudantes, se todos vão sentados e com cinto, verifique também a segurança da escola e a qualificação dos funcionários.

Existem escolas que permitem a presença dos pais nas dependências nos primeiros dias. Se a escola permitir e você puder ficar, fique, mas, se não puder, deixe sua criança com os profissionais e vá embora. Nada de levar os filhos até a porta da sala; faça isso, caso seja permitido, no primeiro dia, após isso o deixe na porta da escola, pois os professores e a escola estão preparados para recebê-los, afinal você já foi a escola e matriculou seu filho lá, então você deve ter total confiança.

Nada de ficar andando, às vezes até escondido da escola, nos corredores ou deixando em sala material esquecido, ou coisas do tipo. Caso ocorra o esquecimento, deixe na direção ou na coordenação da escola, e lá os profissionais entregarão. Nada de celular em sala de aula, e não ligue para seu filho, mesmo que seja urgente. Para isso tem o telefone da escola e, se for realmente necessário, a escola transmitirá o aviso (isso vale para qualquer idade).

Exemplos de coisas que podem acontecer na escola e para as quais os pais têm que estar preparados: cair de um brinquedo no parquinho, ganhar mordidas de algum coleguinha, brigas, desentendimento entre as crianças. De qualquer forma, todo ocorrido deve ser conversado com os professores e a equipe pedagógica, lembrando que seu filho não é melhor nem pior que ninguém e o respeito deve ser trabalhado com ele. Caso ocorra alguma coisa com a criança, é importante lembrar que poderia ter ocorrido com qualquer outro aluno, e tudo deve ser resolvido entre coordenação/direção e pais.

Finalizado o processo, o que resta agora é observar o comportamento de seu filho, ficar atento a eventuais mudanças de comportamento. Nos primeiros dias é normal o cansaço e o fato de a criança querer dormir, cedo, mas após uma semana a dez dias, faça o dever de casa junto com ela, estimule com brinquedos pedagógicos, se possível com músicas, ou montagem de Lego, quebra-cabeça, jogos da memória… A esaa altura ela já está acompanhando aquele livro que foi falado no início do texto pelo menos na metade, dentro do contexto surgirão palavras desconhecidas, assim elucide o significado. A maturidade elas atingirão através de incentivo nas tomadas de decisões, e os pais são fundamentais. Com estímulo, com perseverança e dedicação teremos excelentes alunos, excelentes professores, e um relacionamento muito bom entre ambos. Assim podemos pôr no prumo nossa sociedade, sendo conduzida de maneira justa e perfeita, pois o primeiro dia na escola é o primeiro passo de uma grande caminhada.

* Vítor Andrade
Professor de História e diretor do Sinproep-DF

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