O Sinpro-Rio se solidariza ao Colégio Pedro II contra a manifestação de intolerância política sofrida pela instituição

O Sindicato dos Professores do Município do Rio de Janeiro e Região vem a público prestar toda a sua solidariedade ao Colégio Pedro II diante dos ataques que esta secular instituição de educação pública, e de qualidade, vem sofrendo na esteira da onda conservadora que atingiu nosso país.
Ficam no ar graves dúvidas quanto ao cumprimento, em sua essência, do Estado de Direito, garantido em nossa Constituição, pois as ameaças e práticas diárias de ataques a qualquer pessoa, movimento social, sindical e partidário, que venham a dizer NÃO a esse estado de coisas, já se tornaram rotina.

Recordemos os ataques à autonomia universitária perpetrados pela própria Justiça Eleitoral e os recentes arroubos autoritários contra professores e professoras – via a autodenominada “escola sem partido”-, com o incentivo de práticas fascistas contra a liberdade de expressão do magistério nas suas próprias salas de aula.
Diante disso, nos solidarizamos com a Reitoria, professores, funcionários e alunos do Colégio Pedro II, que se viram, mais uma vez, atacados em recente episódio de intolerância política em ato panfletário diante do campus Tijuca.
Este fato coloca em xeque compromissos públicos daquela instituição, expressos em recente documento da própria reitoria do Colégio Pedro II, de assegurar à Comunidade Acadêmica o pleno exercício dos direitos constitucionais de liberdade de expressão, de cátedra e de reunião.

A diretoria

Do Sinpro-Rio

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também
Fechar
Botão Voltar ao topo