OIT: pandemia levou à perda de 255 mi de empregos em 2020

A pandemia causou a perda de 255 milhões de postos de trabalho em 2020, segundo relatório da OIT (Organização Internacional do Trabalho) divulgado nesta segunda-feira (25). No portal do G1

Segundo a 7ª edição do Monitor da OIT Covid-19, 8,8% das horas de trabalho globais foram perdidas em todo o ano passado, o equivalente a 255 milhões de empregos em tempo integral. Isso é aproximadamente 4 vezes maior do que o número perdido na crise financeira global de 2009.

Essas perdas resultaram numa queda de 8,3% na renda global do trabalho (sem considerar as medidas de apoio dos governos), equivalente a US$ 3,7 trilhões ou 4,4% do Produto Interno Bruto (PIB) global.

Impactados

As mulheres foram mais afetadas do que os homens pelo impacto da pandemia no mercado de trabalho. Globalmente, as perdas de emprego para as mulheres são de 5%, contra 3,9% para os homens.

Os trabalhadores mais jovens também foram os mais afetados, seja perdendo empregos, saindo da força de trabalho ou retardando sua entrada. A perda entre os jovens de (15 a 24 anos) foi de 8,7% em comparação com 3,7% dos adultos, o que “destaca o risco muito real de uma geração perdida”, diz o relatório.

O relatório destaca as preocupações de uma “recuperação em forma de K”, em que os setores e trabalhadores mais afetados podem ser deixados para trás na recuperação, levando ao aumento da desigualdade, a menos que medidas sejam tomadas.

Hospedagem e alimentação

Os setores mais afetados foram os de hospedagem e alimentação, nos quais o emprego diminuiu em mais de 20% em média, seguidos pelo varejo e indústria.

Já os setores de informação e comunicação e finanças e seguros registraram aumento no segundo e terceiro trimestres de 2020. Aumentos menores também foram observados na mineração, extração e serviços públicos.

Recuperação em 2021

Embora ainda haja alto grau de incerteza, as últimas projeções da OIT para 2021 mostram que a maioria dos países experimentará recuperação relativamente forte na segunda metade do ano, à medida que os programas de vacinação entrarem em vigor.

O relatório apresenta 3 cenários de recuperação. O cenário básico projeta perda de 3% das horas de trabalho globalmente em 2021, equivalente a 90 milhões de empregos em tempo integral.

O cenário pessimista, que pressupõe lento progresso na vacinação em particular, veria a jornada de trabalho cair 4,6%, enquanto o cenário otimista prevê queda de 1,3%. Isso dependeria de a pandemia estar sob controle e de aumento da confiança dos consumidores e das empresas.

Em todos os cenários, as américas, Europa e Ásia Central experimentariam cerca de 2 vezes mais a perda de horas de trabalho em comparação com outras regiões.

“Os sinais de recuperação que vemos são encorajadores, mas são frágeis e altamente incertos, e devemos lembrar que nenhum país ou grupo pode se recuperar sozinho”, disse o diretor-geral da OIT, Guy Ryder.

“Estamos em uma bifurcação. Um caminho leva a uma recuperação desigual e insustentável com desigualdade e instabilidade crescentes e a perspectiva de mais crises. O outro enfoca uma recuperação centrada no ser humano para reconstruir melhor, priorizando o emprego, a renda e a proteção social, os direitos dos trabalhadores e o diálogo social. Se quisermos uma recuperação duradoura, sustentável e inclusiva, este é o caminho com o qual os formuladores de políticas devem se comprometer”, concluiu.

Diap

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo