Para aproveitar as férias: Dicas culturais II
As dicas de filmes e livros de hoje trazem mais livros e filmes – sugeridos na Revista Conteúdo de outubro – sobre o universo da educação, seus trabalhadores e estudantes.
Livros:
O desejo de ensinar e a arte de aprender
Autor: Rubem Alves
Editora: Fundação Educar DPaschoal
A primeira parte do livro é composta por seis crônicas sobre educação. O autor relata na crônica inicial que a curiosidade é a coceira que dá no cérebro e afirma que todos os homens, enquanto crianças, têm, por natureza, desejo de conhecer. Numa outra crônica o autor diz que há muitos anos sugeriu que, para se entrar numa escola, alunos e professores deveriam passar por uma cozinha, uma vez que, assim como precisamos ter fome para comer, é necessário aos alunos e professores ter estímulos para aprender e ensinar. Ele afirma que toda experiência de aprendizagem se inicia com uma experiência afetiva. Para o cérebro pensar é preciso estímulos. A tarefa do professor é a mesma de uma cozinheira: antes de dar a faca e o queijo ao aluno é preciso provocar a fome. Na segunda parte do livro, Rubem Alves relata sobre a Escola da Ponte: “a escola dos nossos sonhos”.
Gritos e silêncios: degradação do trabalho e estudos da voz
Autor: Herval Pina Ribeiro
Editora: Paym
O livro, de autoria e coordenação do médico e professor Herval Pina Ribeiro, teve como embasamento dez anos de pesquisas com professores do ensino fundamental e atendentes de telemarketing. A publicação tem apoio e co-produção do Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho (Diesat) e do Centro de Estudos e Pesquisas em Trabalho Público e Sindicalismo (CEPTPS).
Terceirização no Brasil: do discurso da inovação à precarização do trabalho (atualização do debate e perspectivas)
Organizadores: Denise Motta Dau, Iram Jácome Rodrigues e Jefferson José da Conceição
Editora: Annablume
Este livro representa um esforço para retirar o falso véu de modernidade da terceirização, sem, no entanto, negar os fatores competitivos relacionados à especialização e escalas de produção e sem deixar de reconhecer os novos elementos de contradição que a terceirização traz para o mundo do trabalho e ação sindical. Também apresenta alternativas concretas de ação nos campos da legislação, da organização sindical e da negociação coletiva capazes de fazer frente à erosão dos direitos dos trabalhadores.
As veias abertas da América Latina
Autor: Eduardo Galeano
Editora: LP&M
No livro, de 1971, Galeano analisa a história da América Latina desde o período da colonização europeia até a Idade Contemporânea, argumentando contra a exploração econômica e a dominação política do continente, primeiramente pelos europeus e seus descendentes e, mais tarde, pelos Estados Unidos. A exploração do continente foi acompanhada de constante derramamento de sangue índio. Devido à exposição de eventos de grande impacto para o conhecimento da história do continente, o livro foi banido na Argentina, Brasil, Chile e Uruguai durante as ditaduras militares desses países.
Filmes:
Ser e ter
Dirigido por Nicolas Philibert
Gênero: Documentário
Nacionalidade: França
O documentário de Nicolas Philibert acompanha a rotina de um dedicado professor, George Lopez, no interior da França. Crianças entre 4 e 11 anos dividem a mesma sala de aula do Ensino Fundamental e aprendem a ler, escrever e se relacionar. Indicado a vários prêmios, como o César (o Oscar francês), o longa tem sido estudado e mostrado em escolas de várias partes do mundo.
Preciosa
Dirigido por Lee Daniels
Com Gabourey Sidibe, Mo’Nique e Paula Patton
Gênero: Drama
Nacionalidade: EUA
Pobre, grávida pela segunda vez de um filho do próprio pai e vivendo com a mãe que a agride, Claireece Jones, ou simplesmente Precious (Gabourey Sidibe), trilhava um caminho inescapável para a infelicidade. Em sua trajetória surge, entretanto, a professora Ms. Rain (Paula Patton), que, lecionando para garotas “fora da curva”, faz com que Precious descubra sua autoestima e lute por um novo recomeço de sua vida. O longa, baseado em fatos reais, conquistou seis indicações ao Oscar e levou dois prêmios: melhor roteiro adaptado e melhor atriz coadjuvante para Mo’Nique, a intérprete da detestável mãe da protagonista.
Ao mestre com carinho
Dirigido por James Clavell
Com Sidney Poitier, Judy Geeson e Christian Roberts
Gênero: Drama
Nacionalidade: Reino Unido
Desempregado, o engenheiro Mark Thackeray (Sidney Poitier) acaba por lecionar em uma escola no East Wend de Londres formada por alunos pobres e sem disciplina. O professor sofre um bocado na mão deles, mas, aos poucos, consegue impor respeito e ganhar a amizade dos estudantes. A canção que leva o nome original do filme, To sir with love, da cantora Lulu (que também participa do longa), ficou por cinco semanas no topo da parada norte-americana. Um clássico das sessões vespertinas da TV.
Gênio indomável
Dirigido por Gus Van Sant
Com Matt Damon, Robin Williams, Ben Affleck e Stellan Skarsgård
Gênero: Comédia dramática
Nacionalidade: EUA
Um jovem trabalha como faxineiro de uma faculdade quando um professor descobre que o rapaz é um gênio para lidar com números.No entanto, ele também tem problemas emocionais e de comportamento, e precisa de um psiquiatra.
As melhores coisas do mundo
Dirigido por Laís Bodansky
Com Francisco Miguez, Caio Blat e Denise Fraga
Gênero: Comédia
Nacionalidade: Brasil
Mano (Francisco Miguez) é um adolescente de 15 anos que está aprendendo a tocar guitarra com Marcelo (Paulo Vilhena), pois deseja chamar a atenção de uma garota. Seus pais, Camila (Denise Fraga) e Horácio (Zé Carlos Machado), estão se separando, o que afeta tanto Mano quanto seu irmão mais velho, Pedro (Fiuk). Sua melhor amiga e confidente é Carol (Gabriela Rocha), que está apaixonada pelo professor Artur (Caio Blat). Em meio a essas situações, Mano precisa lidar com os colegas de escola em momentos de diversão e também sérios, típicos da adolescência nos dias atuais.