Para aproveitar as férias: Dicas literárias – Parte 1
Nestas férias, a Contee dará dicas culturais que agregam valor ao nosso senso crítico e trazem reflexão sobre assuntos e situações atuais.
A lista reúne livros que destacam a luta pela igualdade de gênero e pelo fim da homofobia, temas da última edição da revista Conteúdo. Confira abaixo as duas primeiras obras sugeridas.
“Homofobia no ambiente educacional – o silêncio está gritando”
Autor(a): Toni Reis
Editora: Appris
O ativista dos direitos LGBT, Toni Reis, mostra, em “Homofobia no ambiente educacional – o silêncio está gritando”, a difícil situação enfrentada pela população LGBT em escolas e colégios públicos de Curitiba, apesar de existirem iniciativas para a promoção dos direitos LGBT no ambiente educacional. Lançada em 2015, a obra de Toni Reis é resultado de sua pesquisa de doutorado e faz uma importante análise dos direitos humanos para a comunidade LGBT e um resgate histórico da homofobia.
“Educar meninas e meninos – relações de gênero no escola”
Autor(a): Daniela Auad
Editora: Contexto
Como contribuição para o debate sobre as relações de gênero no ambiente escolar, a obra de Daniela Auad discute os estereótipos associados a ambos os sexos e como abordá-los em sala de aula. Daniela – que é pedagoga, mestre em História e Filosofia da Educação e doutora em Sociologia da Educação pela USP – faz uma análise da escola mista e defende a ideia da coeducação, uma educação que foge aos padrões tradicionais marcados pelos estereótipos de gênero.