Para aproveitar as férias: Mergulho na educação – Parte 2

Filmes também são ótimos para divertir, emocionar e fazer pensar sobre o processo educacional. Então, não perca essas dicas!

40 horas na memória: Resgate da experiência dos alunos de Paulo Freire em Angico/RN
Dirigido por Passos Júnior
Gênero: Documentário
Nacionalidade: Brasil

No filme há relatos de 19 ex-alunos da experiência freiriana, a maioria com idade acima de 70 anos atualmente. O roteiro, assinado pela jornalista Renata Jaguaribe, abrange cinco temáticas: o cotidiano de Angicos à época; as aulas e o que foi estudado; como era Paulo Freire; o que mais marcou essa experiência e, por último, qual o legado das 40 horas.

O triunfo
Dirigido por Randa Haines
Com Matthew Perry, Judith Buchan e Hannah Hodson
Gênero: Drama
Nacionalidade: EUA

Baseado em um personagem real, o educador Ron Clark, o filme é centrado no personagem título, um professor de uma pequena cidade, que se muda para Nova Iorque e tenta fazer uma diferença nas vidas de seus alunos, apesar de ninguém, incluindo os próprios estudantes, acreditar nele. Através da utilização apaixonada de regras especiais para a sua sala de aula, ensinando técnicas altamente inovadoras e uma inesgotável devoção, Clark é capaz de fazer uma notável diferença nas vidas dos estudantes.

Madadayo         
Dirigido por Akira Kurosawa
Com Kyôko Kagawa, Akira Terao e Tatsuo Matsumura
Gênero: Comédia dramática
Nacionalidade: Japão

Em 1943, o professor Hyakken Uchida (Tatsuo Matsumura) resolve deixar de lecionar para poder se dedicar ao ofício de escritor. O professor é uma lenda viva entre alunos e ex-alunos, pelo seu espírito brincalhão e alegre, e constantemente recebe visitas de seus antigos pupilos. Ele e sua esposa (Kyôko Kogawa) alugam uma bela casa, mas logo ela é destruída em virtude dos ataques aéreos que o Japão sofre na Segunda Guerra Mundial. A partir de então eles se mudam para um barraco, onde vivia o jardineiro de uma mansão próxima. É quando seus ex-alunos, decididos a impedir que o professor continue com uma vida de miséria, decidem se unir para bancar a construção de uma nova casa para ele. Além disso, passam a comemorar anualmente o aniversário do professor, reunindo amigos dele e ex-alunos para uma grande confraternização.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo