Para aproveitar as férias: Mergulho na educação – Parte 3

Janeiro está chegando ao fim, as férias também e, com elas, nossas seções de dicas culturais. Mas ainda restam alguns filmes imperdíveis que tratam do tema educação. Não deixem de assistir!

Filhos do paraíso
Dirigido por Majid Majidi
Com Amir Farrokh Hashemian e Bahare Seddiqi
Gênero: Comédia, drama
Nacionalidade: Irã

O filme iraniano, que concorreu ao Oscar de filme estrangeiro no mesmo ano de “Central do Brasil” e “A vida é bela”, é inspirado em fatos: dois irmãos (menino e menina) têm que dividir o mesmo par de tênis velho para irem à escola, visto que o menino, logo no início da película, perde o surrado par de sapatos da irmã, recém-vindo do conserto. A partir daí, para fugir do castigo do pai, as crianças passam a dividir o par de tênis surrado do menino: a irmã menor o usa para ir à escola pela manhã, enquanto ele a aguarda chegar em casa, para calçar o mesmo par e ir correndo estudar, no turno da tarde. O diretor da escola, vendo apenas a ponta do iceberg, começa a ameaçar o menino de expulsão se continuar com os seguidos atrasos, mas é um professor de educação física que vê no aluno um talento natural para o esporte. Uma boa reflexão sobre como ver o todo, conhecer o universo do aluno, às vezes com uma conversa, facilita a estratégia de interação e o processo de ensino-aprendizagem.

Fatos, não palavras: Os direitos humanos em Cuba
Dirigido por Carolina Silvestre
Gênero: Documentário
Nacionalidade: Argentina

A Revolução Cubana não assegurou apenas educação de qualidade ao país, com média nacional de 13 anos de estudo, mas também conferiu o espírito crítico do povo cubano e seu poder de participação. O objetivo deste documentário é derrubar os mitos negativos sobre Cuba e mostrar que, se com tão poucas possibilidades comerciais Cuba tem o melhor IDH da América Latina, sem o perverso embargo norte-americano poderia se tornar um exemplo de sociedade que as poderosas corporações não gostariam de ver.

Waiting for Superman
Dirigido por Davis Guggenheim
Gênero; Documentário
Nacionalidade: EUA

A crise da educação pública nos Estados Unidos é o tema central do documentário, que apresenta ainda a busca incessante dos educadores por uma saída dentro de um sistema problemático.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo