Parabéns professores/as da PUC Goiás!

Graças ao nosso esforço, a instituição está entre as 100 melhores Universidades do País, segundo o Ranking Universitário Folha 2014

O Ranking Universitário Folha (RUF) 2014, divulgado nessa segunda-feira (08/09), apontou duas universidades goianas entre as cem melhores do País: a Universidade Federal de Goiás (UFG) na 22ª posição geral e a PUC Goiás, em 94º lugar. Houve uma evolução no posicionamento das instituições no ranking deste ano em comparação com as edições anteriores e, na avaliação do mercado, conquistamos, este ano,  o 1º lugar no Centro-Oeste.

Tanto no ano passado quanto em 2012, ocupamos a 109º posição  no ranking e, nas três edições, ficamos em 2º lugar no estado. Mas, temos obtido sempre o pior resultado entre as PUCs brasileiras: a 94ª colocação. Este ano, a PUC RS superou a PUC Rio e conquistou o melhor posicionamento conquistado entre as Pontifícias Universidades Católicas no País: 18º lugar. Um fator que nos impõe o pior desempenho entre as PUCs é o baixo investimento institucional em pesquisa (todas as outras PUCs possuem melhores resultados nesse tópico), que pode ser verificado na própria distribuição da nossa carga-horária.

No Centro-Oeste, conquistamos o 1º lugar para a PUC Goiás na categoria mercado, entre as instituições públicas e privadas. No ranking geral, estamos na 11ª posição.  Esse resultado é fruto também do nosso trabalho de acompanhamento e orientação das atividades de estágio – quesito que fomos bem avaliados/as pelos/as nossos alunos/as na avaliação on line discente 2014.  Mas não só de acompanhamento e orientação, ao considerarmos que o estágio é parte do processo de ensino e aprendizagem que articula os conteúdos teóricos que ministramos em sala de aula e a prática.

Composição do RUF

Para compor o ranking de universidades, a Folha de S. Paulo, com apoio do Instituto Datafolha, classificou  192 universidades brasileiras, públicas e privadas, a partir de cinco indicadores: pesquisa, inovação, ensino, mercado e internacionalização (item que não constava nas edições anteriores), chegando a cem pontos. A melhor universidade em cada quesito,  leva a pontuação máxima e as demais têm a nota calculada a partir dela.

Assim, foram atribuídas notas em cada item, avaliando-se o número de pedidos de patentes que a universidade possui, publicações científicas, dados do MEC e qualificação do quadro docente.

De acordo com o RUF, entre as dez primeiras universidades na lista geral, seis estão no Sudeste; três no Sul e apenas uma no Centro-Oeste – a Universidade de Brasília (UnB), que ocupa a 8ª posição.

Clique aqui para acessar o Ranking Universitário Folha 2014

Carta do leitor, de autoria do presidente da Apuc, professor Orlando Lisita, publicada no jornal O Popular (10.09.2014)

Leia o texto da carta do leitor aqui

Da Apuc

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo