Pesquisa interrompida por bolsonaristas retorna com Lula marcando 44%
Mesmo com pressão dos bolsonaristas da corretora XP Investimentos, pesquisa volta a ser realizada pelo Ipespe e mostra Lula com 44% das intenções de voto e Bolsonaro com 35%
Nesta segunda-feira (25), pesquisa da XP Investimentos encomendada ao Ipespe mostra que o ex-presidente Lula (PT) está à frente nas pesquisas de intenção de voto para presidente com 44% em cenário estimulado, em que é apresentada uma lista com os pré-candidatos.
Na sequência aparece Jair Bolsonaro (PL) com 35%, Ciro Gomes (PDT) com 9%, Simone Tebet (MDB) com 4%, André Janones (Avante) com 2%, Pablo Marçal (Pros) e Felipe D’Avila (Novo) com 1%. Já Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP), Eymael (DC), Vera Lucia (PSTU) e Luciano Bivar (União Brasil), foram citados, mas não pontuaram. Nenhum, não iria votar, branco e nulo somaram 4% e não sabe/não respondeu 2%.
Segundo turno
Também em cenário estimulado para o segundo turno, Lula vence Bolsonaro, Ciro e Tebet, enquanto Bolsonaro perde para Ciro e empata com Tebet pela margem de erro:
- Lula 53% X Bolsonaro 36%;
- Lula 53% X Ciro Gomes 29%;
- Lula 55% X Simone Tebet 23%;
- Ciro 46% X Bolsonaro 41%;
- Bolsonaro 41% X Simone Tebet 39%.
Levantamento espontâneo
Considerando um cenário espontâneo, ou seja, sem a apresentação de lista de pré-candidatos, com a seguinte pergunta “se a eleição fosse hoje, em quem o(a) Sr(a) votaria para Presidente do Brasil?”, Lula marcou 40%, Bolsonaro 30%, Ciro Gomes 4%, Simone Tebet e Pablo Marçal 1%, nenhum, branco e nulo 5% e não sabe/não respondeu 19%.
Pressão na XP
Após um intervalo de quase dois meses a corretora XP volta a realizar a pesquisa que foi suspensa por desagradar diretores, colaboradores e clientes bolsonaristas. Isso aconteceu depois que os levantamentos mostraram sólida vantagem de Lula sobre Bolsonaro. Ainda que a pressão tenha interrompido a pesquisa sob o pretexto de a metodologia ser reformulada, Lula permanece em vantagem.
Agora com um perfil ampliado, ao invés de mil pesquisas foram realizadas duas mil e houve redução do percentual de margem de erro, agora em 2,2% para mais ou para menos.
A pesquisa Ipespe foi realizada no período de 20 a 22 de julho 2022 e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-08220/2022.