PIB da era Bolsonaro é pior que o dos governos FHC, Lula e Temer

O desempenho do PIB (Produto Interno Bruto) no terceiro trimestre deste ano é um dos piores dos últimos governos. Com crescimento de 0,4%, o aumento médio do país por ano durante o governo Jair Bolsonaro, de 2019 a 2022, deve ficar em 1,5%.

Os números do atual presidente ficaram atrás dos dois mandatos de Fernando Henrique Cardoso, dos dois de Luiz Inácio Lula da Silva, e do de Michel Temer. Ganhou apenas do segundo mandato de Dilma Rousseff (-3,4%), de acordo com o UOL.

O cálculo foi feito por Silvia Matos, coordenadora do Boletim Macro Ibre e pesquisadora sênior da economia aplicada do FGV Ibre (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas).

Com Bolsonaro, o PIB cresceu 1,2% em 2019, teve queda de 3,3% em 2020, recuperação de 5% em 2021, e projeção de 3% para 2022. Os números foram somados e divididos pelo número de anos do presidente no poder para chegar ao resultado.

Chico Pessoa, economista da LCA Consultores, afirma que o resultado do PIB tem decepcionado desde 2014 e que o país não conseguiu a recuperação forte esperada depois da recessão de 2015 e 2016.

Do DCM

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo