População aponta reforma trabalhista como prioritária, diz pesquisa
A reforma trabalhista é apontada por 36,4% da população como a mais importante a ser realizada pelo governo Dilma Rousseff, de acordo com a Pesquisa CNT de Opinião divulgada nesta sexta-feira.
No último levantamento, realizado em agosto de 2011, a reforma trabalhista já aparecia em primeiro, mas com 29,5%. Na pesquisa divulgada hoje, a reforma política ficou em segundo lugar, apontada como prioritária por 19,3%, seguida das reformas previdenciária (12%), judiciária (11%), tributária (10%) e agrária (6,8%). Foram ouvidas duas mil pessoas entre os dias 18 e 22 de julho, nas cinco regiões do país.
A presidente Dilma tem optado por se concentrar em mudanças pontuais nas legislações em vez de anunciar amplas reformas. O governo pretende encaminhar ao Congresso, nos próximos meses, um projeto de lei que amplia a autonomia de empresas e sindicatos nas negociações e acordos de cada categoria.
Na área previdenciária, o governo conseguiu, neste ano, criar a Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público (Funpresp). Dilma pretende ainda negociar com os parlamentares o fim do fator previdenciário, que está em análise na Câmara, em troca de uma reforma da previdência do INSS, que estabeleça idade mínima para a aposentadoria de 60 anos para as mulheres e de 65 anos para os homens.
Fonte: Valor Econômico