Por democracia e liberdade de expressão, ELE NÃO!

Nesta semana, o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), de cuja coordenação a Contee faz parte, está realizando a Semana Nacional pela Democratização da Comunicação e divulgou uma nota em defesa da democracia e da liberdade contra a violência e o ódio.

A Contee reitera o posicionamento do FNDC e defende que uma eleição democrática só é possível com liberdade de expressão. Assim como ela é imprescindível para a construção de um governo democrático. Contudo, esse princípio expresso na Constituição Federal, que acaba de completar 30 anos, encontra-se sob séria ameaça sob uma eventual vitória de Jair Bolsonaro (PSL) no segundo turno destas eleições.

A campanha de Bolsonaro é majoritariamente baseada em disseminação de fake news (ou acusações de, alegando ser mentira toda e qualquer crítica ao candidato), manipulações e intimidações. Passados poucos dias do primeiro turno, o modus operandi de eleitores de Bolsonaro nas ruas foi marcado por agressões — e até assassinato, como no caso do capoeirista Mestre Moa — a quem quer que ousasse ter votado contra o concorrente do PSL. Jornalistas estão sendo sistematicamente atacados, assim como a livre manifestação nas ruas.

Conhecido por seus discursos de ódio contra negros, indígenas, mulheres, homossexuais etc., Bolsonaro já declarou que “as leis devem existir para defender as maiorias! As minorias que se adequam ou simplesmente desapareçam!”. Isso se refletirá também na mídia. Uma eventual eleição de Bolsonaro e sua chegada ao poder se converterá no amordaçamento de vozes já historicamente caladas; significará um duro golpe contra a liberdade de expressão, especialmente minorias e grupos sociais historicamente marginalizados, além de uma escalada de violência e intolerância típicas de governos autoritários.

Para votar pela democracia e pela liberdade de expressão, é preciso dizer ELE NÃO.

Por Cristina Castro e Táscia Souza

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo