Professor, o “Grande Artista”
Por Vítor Andrade*
Imagine uma tela em branco. Pense que nela deve ter algo a se pintar. Do que você precisa? Logicamente o que vem à cabeça primeiro é: tinta, pincel, água a tela, o suporte. Você pode ter a melhor tela, o melhor pincel, e água cristalina… mas, se você não tiver inspiração, uma ideia planejada, de nada adianta os melhores recursos. Pode parecer que estamos falando especificamente de um pintor, mas não, estou falando do professor!
E por quê? Porque o professor é um grande artista. Seja onde estiver, na educação infantil ou no pós-doutorado, o artista precisa estar inspirado, o artista precisa de grandes ideias, o professor precisa estar motivado. E motivação não é apenas ter uma boa remuneração; motivação é acreditar que a sua tela será exposta, que estará em grandes vitrines com valores imensuráveis, e que a cada desenho, a cada quadro, é uma vida nova, é um projeto novo.
O professor é aquele que cria e faz arte para a vida. Ele não quer os quadros para si, ele os faz para o mundo. Uma bela obra de arte passa por um grande artista. Sejam aqueles que lecionam pintando seus quadros debaixo de árvores nos rincões do país, seja aquele que leciona no ar condicionado com recurso digitais, qual a semelhança entre os dois? A arte! Lecionar não é mais ensinar, o professor não é mais detentor exclusivo do conhecimento, ele é um mediador, ele debate conhecimento, compartilha-o. O aluno passa na vida do professor, por que alunos são muitos, mas o professor artista jamais passa na vida de um aluno. Ser artista não é ser mágico, não é fazer gracinhas, vestir fantasias, ser artista é se fazer presente e importante em mundo tão complicado e violento, onde procuramos valores saudáveis, e não desistir da tela. No quadro pintado a mão, por último vem a assinatura do artista, muitas vezes passado despercebido, pouco lembrado, mas a mesma mão que assina o quadro é a que abre o livro, o diário, que pega o pincel e o giz.
Parabéns professores! Sejamos protagonistas de nosso tempo, sejamos o artista que dá sentido ao país e ao mundo. Não vamos deixar que tempo nos vença, que o cansaço aposente o grande artista que forma policiais, balconistas, advogados, motoristas, técnicos administrativos, assistentes sociais, entre tantos outros profissionais, mas que também forma outros professores, para continuarem a missão de colorir a vida acreditando que um mundo melhor só é possível com a educação. Professor, confiamos em você, precisamos de você e muito obrigado por existir e dar sentido às nossas vidas, cor e vida às nossas telas. Muito Obrigado. Dia 15 de outubro é o seu dia, recheado com tantas histórias.
*Vítor Andrade é professor de História, especialista em Sociologia e diretor do Sinproep-DF