Racionais MC’s são aclamados em aula aberta na Unicamp em noite histórica
Mano Brown se emocionou ao ouvir de um estudante como a música do Racionais foi importante para tentar entrar na universidade, um espaço ainda majoritariamente branco
Por Julinho Bittencourt
O grupo Racionais MC’s foi aclamado pela plateia ao participar de uma aula aberta na noite desta quarta-feira (30), na Unicamp.
Mano Brown, Ice Blue e KL Jay – Edi Rock não compareceu – foram muito aplaudidos ao entrar no auditório e conversaram durante três horas no Centro de Convenções lotado.
“Não podemos dizer o jogo tá ganho, a favela venceu. Estamos em trâmite, mas estou muito contente com o que tenho visto”, afirmou Mano Brown destacando a evolução do movimento negro nas últimas décadas.
Durante os depoimentos, Brown chegou a se emocionar algumas vezes. Um dos jovens destacou como a música do Racionais foi importante para seguir tentando entrar na universidade, um espaço ainda majoritariamente branco.
Leitura obrigatória
A aula aberta que o grupo participou faz parte da disciplina “Tópicos Especiais em Antropologia IV: Racionais MC’s no Pensamento Social Brasileiro”, e foi ministrada por Jaqueline Silva, professora convidada, dentro do curso de Ciências Sociais.
“Sobrevivendo ao inferno”, quarto álbum do grupo, é uma das leituras obrigatórias do Vestibular 2023 da Unicamp. O álbum está presente na lista exigida pela universidade estadual desde a edição 2020 do exame.
Já sobre a ascensão de movimentos de extrema direita, KL Jay lembrou que a luta é constante, mas que o fascismo sempre existiu.
“A extrema direita sempre existiu. O Bolsonaro deu esse aval. Imagina, o presidente dá aval. Todo mundo fica louco. Quem nunca gostou de preto, de pobre, etc. teve o aval do presidente. Isso piorou. Isso revelou muita gente. A luta é constante”, afirmou.