Reunião da Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas conta com a participação da Contee
O coordenador da Secretaria de Juventude da Contee, Rodrigo de Paula, representou a Confederação na noite desta segunda-feira (10), em Brasília, na primeira reunião do ano da Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas. A Coalizão é composta por 60 entidades da sociedade civil em favor de um projeto de iniciativa popular para a reforma do sistema político brasileiro.
A reunião, que ac
onteceu na sede da OAB, teve como pauta as estratégias de mobilização para angariar apoio à Ação de Direta de Inconstitucionalidade 4650, que a OAB Nacional levou ao Supremo Tribunal Federal. A organização pretende que o STF derrube o dispositivo legal que permite doações de empresas para as campanhas políticas, um dos grandes focos de corrupção, não só no Brasil, mas em todo o mundo.
Segundo o diretor da Contee, será criada uma agenda nacional de mobilização e recolhimento de assinaturas em defesa também do projeto de inciativa popular. Rodrigo afirmou às demais entidades participantes do encontro que a Confederação irá mobilizar também os sindicatos e federações filiados. Ainda de acordo com o coordenador da Secretaria de Juventude, uma grande mobilização será marcada posteriormente em Brasília.
As principais propostas são, além da proibição de doações de empresas para campanhas eleitorais: eleições em dois turnos sendo primeiro em partidos e o segundo em candidatos; incentivo à democracia participativa através de referendos e plebiscitos; e maior facilidade de tramitação de projetos de lei de iniciativa popular, dentre outras.
A Contee convoca as entidades filiadas a conhecerem mais o projeto da Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas através do site www.reformapoliticademocratica.com.br/.
Da redação