Saaemg elege nova diretoria

Em 33 anos de existência, essa é a primeira vez que uma mulher – Rogerlan Augusta de Morais – irá comandar o sindicato

A chapa 1, “Renovação, União e Resistência Classista” – composta por 33 integrantes e liderada por Rogerlan Augusta de Morais –  foi eleita com 90,3% dos votos da categoria e irá comandar o Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar de Minas Gerais (Saaemg) pelos próximos quatro anos (2014/2018). O resultado final da eleição foi apurado na última sexta-feira (03/10).

Rogerlan Morais falou dos planos da nova diretoria que tomará posse em dezembro. “Vamos manter os direitos conquistados e avançar em novas propostas como a redução da jornada de trabalho sem redução salarial, implementação do ticket alimentação, melhores condições de trabalho, bem como a valorização da mulher trabalhadora através da ampliação da licença maternidade e auxílio creche”.

Apesar da regionalização do sindicato, o número de votantes, este ano, foi 6,5% maior em relação à última eleição disputada em 2010. Em algumas escolas, como na Pontifícia Universidade Católica (PUC-MG), unidade Coração Eucarístico, em Belo Horizonte, os trabalhadores fizeram fila para confirmar o voto na chapa 1.

No sindicato, a movimentação também superou as expectativas. Apesar disso, não houve tumulto. O auxiliar Denilson Fonseca de Souza, de 45 anos, funcionário do Colégio Santo Antônio, compareceu ao Saaemg para participar do processo eleitoral. Para ele, “esse é o momento de confirmar a escolha numa gestão que vai continuar e ampliar benefícios já conquistados para a categoria”.

Renovação

Do total de integrantes da chapa, 28 são da Diretoria Geral e cinco do Conselho Fiscal. Em números, eles representam 286 cidades de Minas. A renovação está presente com o número de novatos, isto é, 30% concorreram pela primeira vez. Outro diferencial da chapa está na grande quantidade de mulheres. Elas representam 33% do total.

Rogerlan é empregada do Centro Universitário UNA e está licenciada da instituição de ensino prestando serviços ao Saaemg desde 2002, onde coordena o Departamento Jurídico. Fez parte, ainda, da diretoria da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-MG) até 2013. Hoje ocupa o cargo de diretoria plena da entidade.

O candidato a vice-presidente, Amaury Alonso Barbosa, é o atual secretário-geral do sindicato. Ele é empregado da PUC-Minas, do bairro Coração Eucarístico, licenciado desde 2008 e fazendo parte da Diretoria Geral desde de 1998.

Processo eleitoral

Os integrantes da chapa 1 pediram votos em várias escolas da capital e em cidades do interior como em Patos de Minas, Bom Despacho, Itabira, Itaúna e Sete Lagoas.

Os auxiliares de administração escolar da capital e região metropolitana votaram por meio de urnas itinerantes, na sede e por correspondência. O horário de votação foi entre às 9h e 17h na sede e através das urnas itinerantes. A mesa coletora de votos funcionou sob exclusividade de um presidente, mesários e suplentes.

Já os trabalhadores do interior votaram somente por correspondência. Nesses casos, os associados postaram as suas cédulas, previamente enviadas para as suas residências, até o dia 30 de setembro.

Por Anderson Martins Pereira, do Saaemg

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo