Saep-DF: Sindicato convoca categoria para analisar contraproposta patronal, em assembleia geral
Chegou a hora de a categoria avaliar os pontos apresentados pelos patrões — Sindepes e Sinepe. Auxiliares da Educação também discutirão e votarão sobre contribuição assistencial repassada ao Sindicato
Estão convocados para a AGE (Assembleia Geral Extraordinária), no próximo sábado (5), todos os membros da categoria profissional da base do SAEP , associados ou não ao Sindicato.
Após rodadas de negociação, os sindicatos patronais — Sindepes (Ensino Superior) e Sinepe (Educação Básica) — reuniram pontos para possível acordo e formalização das respectivas convenções coletivas.
Desse modo, chegou o momento de a categoria avaliar e decidir sobre a proposta de Convenção Coletiva que vai vigorar entre 2025 e 2026.
Além da campanha salarial, os profissionais irão votar sobre o valor a ser descontado dos esforços, de associados ou não, a título de contribuição assistencial, constitucionalmente válido, segunda decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) no Tema 935 de repercussão geral.
Negociações
Antes de chegar à proposta que será apresentada na AGE, foram realizadas várias reuniões com os representantes dos sindicatos patronais. Esse processo teve início em março, para chegarmos à proposta que a categoria vai apreciar na assembleia geral.
Houve idas e boas-vindas. E nesse processo, o SAEP não mediu esforços para defender os direitos da categoria. Os detalhes das contrapropostas patronais serão discutidos e avaliados na assembleia.
Contribuição ao Sindicato
O percentual e o valor da contribuição assistencial também serão tema da AGE. Nesse instante, destaca-se a necessidade de uma categoria fortalecer o Sindicato no sentido de compreender que sem o SAEP não teria negociação equilibrada das demandas da categoria.
E sem recursos materiais e financeiros, a atuação do Sindicato fica debilitada e a defesa dos interesses da categoria fica mais precária. Diante desses e de outros fatos, é relevante compreender a importância do SAEP nessas negociações.
Finalmente, a AGE será uma excelente oportunidade para os trabalhadores da administração escolar se pronunciarem sobre a contraproposta patronal que foi melhorando ao longo do processo negocial devido à atuação do SAEP , que não abriu mão dos direitos da categoria.
Agenda
IDADE : sábado (5).
Ensino Superior : 9h, em primeira convocação, e 9h30, em segunda e última convocação.
Educação Básica : 10h, em primeira convocação, e 10h30, em segunda.
Local : Setor Comercial Sul, Q. 1, Bloco K, Ed. Denasa, 13º andar, Sala 1.304.




