Segunda edição do Festival Vermelho divulga programação

Evento acontece este final de semana, com presenças confirmadas das ministras Luciana Santos e Margareth Menezes, e diversas atividades políticas e culturais

Divulgação

por Gabriela Marotta

O 2º Festival Vermelho acaba de divulgar a programação da segunda edição do evento, que movimenta a cidade de Salvador (BA) durante os dias 22 (sexta-feira) e 23 (sábado), com atividades culturais e políticas, no bairro Santo Antônio Além do Carmo. O evento é uma realização da Fundação Maurício Grabois com o apoio do PCdoB e é aberto ao público, com início a partir das 9h de sexta (22).

Com o tema “Cultivando a democracia”, o Festival Vermelho tem as presenças confirmadas da ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, que também preside nacionalmente o PCdoB, da ministra da Cultura, Margareth Menezes, de parlamentares federais e estaduais, bem como diversas lideranças políticas progressistas e democráticas.

A programação ainda inclui atrações infantis e intervenções culturais durante todo o dia no Largo do Santo Antônio, lançamentos de livros e rodas de debate com escritoras como Cida Pedrosa, Geovani Martins e Conceição Evaristo, e, ainda, grandes atrações musicais, como Filhos de Ghandy, Armandinho, Tonho Matéria, Juliana Ribeiro, Lenine, Chico César e mais. Confira:

Shows Gratuitos

O Festival Vermelho reunirá caravanas de todo o país, além do público Salvador, que acompanharão grandes shows. Na sexta-feira (22), os Filhos de Ghandy saem em cortejo da frente da Igreja Boqueirão, até a Chácara Baluarte. Às 19h, é a vez de Armandinho subir ao palco, seguido de Juliana Ribeiro e Tonho Matérias. Entre as atrações, o som do DJ Pantera. No sábado, a partir das 19h, é a vez dos cantores Lenine, Chico César e Bia Tuxá, com DJ Chiquinho entre as atrações.

Literatura e Debates

O evento terá a mesa Prosa e Poesia vai debater “Literatura e Democracia” com as escritoras Cida Pedrosa e Conceição Evaristo e o escritor Geovani Martins. A mediação será da deputada estadual Olívia Santana. Também haverá debates com deputados federais do PCdoB, às 16h, dia 22, com Daniel Almeida (PCdoB-BA); Orlando Silva, deputado federal (PCdoB-SP); Jandira Feghali, deputada federal (PCdoB-RJ); Manuela Mirella, presidenta da UNE; Soraia Mendes, professora e jurista.

No dia 23, sábado, Davidson Magalhães, secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), convida Luciana Santos, presidenta do PCdoB; Margareth Menezes, ministra da Cultura; Rafael Lucchesi, diretor de Inovação da Confederação Nacional das Indústrias (CNI); Adilson Araújo, presidente da Central de Trabalhadoras e Trabalhadoras do Brasil (CTB); e Antônio Corrêa de Lacerda, assessor da Presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para falar sobre Desenvolvimento sustentável, economia da cultura, nova indústria e combate às desigualdades.

Audiovisual e Exposição

A Chácara Baluarte terá espaço reservado para a mostra audiovisual dos 102 anos do PCdoB, mostra de livros lançados pelo partido, além de curtas palestinos, sob a apresentação do secretário Nacional de Cultura do PCdoB, Javier Alfaya. Haverá também a Exposição do Centenário da Coluna Prestes, com debate articulado pela historiadora e cientista social, Ana Prestes.

Feira de Artesanato, Economia Solidária e Gastronomia

Com stands permanentes, o espaço é construído junto a movimentos sociais, cooperativas, associações, grupos populares que comercializam seus produtos para o fortalecimento de suas lutas e comunidades. Os stands são montados de forma permanente nos dois dias de evento, para que o público possa consumir uma diversidade de itens e produtos que contribuem com diferentes causas populares, fortalecendo a rede da economia criativa, popular e a sustentabilidade. Tudo isso montado no largo do Santo Antônio Além do Carmo.

Veja a os detalhes da programação em: @festival.vermelho

Do Vermelho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo