Segurança nas escolas vai ser tema de audiência na Comissão de Educação da Câmara
Depois dos últimos acontecimentos, Congresso resolveu enfrentar o problema, a fim de, efetivamente, compreendê-lo
Em razão dos últimos acontecimentos que envolveram o problema da insegurança nas escolas brasileiras. E também por conta das notícias de ataques às escolas, a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou, na semana passada, vários requerimentos para tratar desses assuntos, em nível audiência pública.
Segundo a Contatos Assessoria, empresa que presta assessoria parlamentar à Contee, na última quarta-feira (19), foram aprovados requerimentos que vão do debate sobre a chamada linguagem neutra, passando pela insegurança nas escolas, até a proibição de novas autorizações de cursos à distância (EaD), na área da saúde.
Senado Federal
Na outra Casa do Congresso, no Senado, a Comissão de Educação aprovou, na última terça-feira (18), projeto de lei que institui o Dia Nacional da Educação Básica. Trata-se do PL 4.355/20, do senador Fabiano Contarato (PT-ES), que pelo projeto, seria o dia 26 de agosto.
E aprovou, ainda, a valorização dos profissionais da educação, contida no PL 1.540/21, do ex-deputado Professor Israel Batista (PSB-DF), que institui a Política de Bem-Estar, Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho e Valorização dos Profissionais da Educação.
O projeto ainda vai ser examinado pela CAS (Comissão de Assuntos Sociais). Leia mais.
E foi aprovado, também, plano de trabalho no âmbito da Subcomissão Temporária da Comissão de Educação, que vai debater e avaliar o NEM (Novo Ensino Médio) no Brasil, objeto de muita polêmica e problemas. Leia mais.
Ainda sobre segurança nas escolas, segundo a assessoria parlamentar, o Senado também aprovou realização de audiência pública sobre o tema. O requerimento é de autoria do senador Flávio Arns (PSB-PR).
Marcos Verlaine