Setor privado de ensino tenta boicotar Assembleia dos Professores
O Sindicato dos Professores de Pernambuco vem por meio desta nota repudiar a prática antissindical dos proprietários de instituições privadas de ensino de Pernambuco, que estão tentando coibir a participação dos docentes na assembleia geral da categoria que acontecerá na próxima segunda-feira (07/10), às 8h, na sede do Sinpro Pernambuco em Recife, e em Caruaru,Petrolina e Limoeiro.
A plenária foi convocada para debater possíveis alterações no calendário escolar 2014, por conta da realização da Copa do Mundo no Brasil.
O Sindicato esclarece que o professor não precisa avisar ou pedir autorização do Patronato para comparecer a assembléia. Esse direito é garantindo na sexagésima primeira cláusula da Convenção Coletiva de Trabalho firmada entre o Sinpro e o Sindicato Patronal (Sinepe), que em sua redação estipula que os educadores podem comparecer a oito assembléias durante o ano, inclusive com o abono de faltas.
De acordo com coordenador geral do Sinpro, Jackson Bezerra, escolas como Roza Gattorno e Imaculado estão impedindo os representantes do Sindicato de entrarem nos estabelecimentos para divulgar a assembleia. “Os donos de escolas querem impedir o direito democrático dos diretores do Sinpro de terem acesso aos professores para a divulgação dos eventos da entidade. Esse também é um direito garantido na Convenção e na CLT”, afirmou o coordenador.
O Sinpro esclarece que não existe nenhum acordo com o Sindicato Patronal. Todas as propostas serão debatidas na assembleia que preciosa ter garantida a representatividade dos professores.
Do Sinpro Pernambuco