Sinpaaet: Acordo com a Unisul

Recado para filiados e não filiados

Caros filiados do Sinpaaet,

A fim de esclarecermos alguns valores que estão sendo pagos pela Universidade nos meses de abril e maio de 2020, vamos fazer uma retrospectiva do que foi acordado em dezembro, entre o sindicato e a Unisul, e explicar o que são estes valores que estão sendo e ainda podem ser recebidos nos meses de junho e julho de 2020.

Em dezembro, o Sinpaaet assinou um acordo com a Unisul sobre todos os valores devidos aos trabalhadores desde o ano de 2018 até a data da assinatura, ou seja, final de 2019.

Nestes valores estavam incluídas duas ações já legitimadas judicialmente a favor do sindicato, a de número 1615, relativa aos danos morais de atrasos salariais entre os anos de 2009 e 2013 (somente para os filiados do sindicato na época da propositura da ação), e a de número 2071, correspondente a 1% de juros. Além disso, estavam todos os meses de 2019, os quais foram pagos somente 70% do salário aos funcionários, alguns pagamentos de 2018 que não haviam sido quitados total ou parcialmente, as férias usufruídas no mês de junho de 2019, que não foram pagas, ou o foram fora do prazo legal do artigo 145, e a dobra de férias, além de uma ação de danos morais sobre este atraso salarial desde 2018, que o Sinpaaet adiantaria aos colaboradores neste acordo, sem entrar com ação judicial.

Com a assinatura deste acordo os pagamentos ficaram formalizados da seguinte forma:

• as ações 1615 e 2071 seriam pagas até o dia 20 de dezembro;
• os atrasos de pagamento de 3 meses seriam pagos até o mês de dezembro, ou seja, 30% dos meses de março, abril e maio de 2019;
• o restante, 30% dos meses de julho, agosto e setembro, dobra de férias, férias e danos morais, seriam pagos em 4 (quatro) parcelas: abril, maio, junho e julho.

Neste último item, cabe salientar, que no acordo não havia previsão do que seria pago em cada mês, desde que este valor chegasse ao que estava do documento assinado (cerca de 2.600.000,00).

No mês de abril a Unisul informou o sindicato que resolveu pagar os danos morais a todos os trabalhadores. No mês de maio, alguns colaboradores receberam um mês de salário atrasado, outros receberam dois meses, outros receberam todos os 30% dos três meses. Então, cada caso é um caso. Alguns funcionários ainda podem ter valores para receber e outros não.

Como é a Universidade que está realizando os pagamentos conforme o valor máximo de cada mês, não temos como prever o que será pago a cada trabalhador, temos somente o valor que a Unisul tem de apresentar à justiça em cada mês.

Sendo assim, ainda restam dois meses para estes pagamentos, os quais estão sendo realizados sempre dia 15. Fique atento aos seus valores recebidos e, caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco ou com o RH da Universidade.

Por fim, os colaboradores que solicitaram o PDE, já haviam recebido todos esses valores na rescisão, com exceção dos danos morais, o qual foi pago no dia 15 de abril. Confira a sua conta para verificar se este valor consta lá e, caso contrário, entre em contato com o RH da Unisul.

Do Sinpaaet

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo