Sinpro ABC: Sindicato oficializa sua chapa para as eleições de 2023
A Convenção pré-eleitoral para escolha da Chapa do Sindicato dos Professores de Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul, aconteceu no dia 19 de agosto, na Sede Social do Sindicato dos Bancários do ABC, em Santo André.
Durante o evento foram oficializados os professores da chapa que em tradição democrática vão disputar nos dias 23, 24, 25, 26 e 27 de outubro a eleição para o mandato de 2024 a 2027.
Para José Carlos, vice-presidente do Sinpro ABC, o evento foi um sucesso, ele parabeniza toda a diretoria e principalmente a presidente Edilene Arjoni pela organização. O vice também fala sobre os novos nomes que vão compor a chapa de 2023 e deseja que fiquem tanto quanto ele, que é um dos fundadores do Sinpro ABC.
Nomeada como “UNIR E AVANÇAR”, sem oposição, a chapa é “motivo de alegria” para a presidente Edilene, que fala sobre a importância dos professores que chegam e do novo perfil que eles representam para o sindicato.
“Teremos um pessoal que está com disposição, que tá com vontade de entender a luta, de fazer a luta, de fazer o sindicato crescer, de brigar por mais direitos. E desses novos nomes temos muita juventude envolvida e isso também nos renova, trazer a alegria e energia da juventude também é muito importante!”, disse a presidente.
Um dos novos nomes que integram a chapa do Sinpro ABC é o da professora Aline Taconeli, do Instituto Metodista de Ensino Superior. Aline cita como é “bonito” ver a união da classe para fazer uma discussão democrática e definir os novos representantes da chapa de 2023.
“Somar as forças de resistência em um cenário que é tão hostil a tanto tempo, principalmente nos últimos anos, é poder juntar essa união dos professores que têm esse espírito de luta. Ir para frente, juntos e resistência!”.
Assim como Aline, o professor Vitor Luzio, do SESI, chega para unir forças à categoria. Vitor fala sobre a importância de novos integrantes para 2024 e como a eleição em menos de 2 meses tende a ser favorável para todos.
“Essas eleições vão ser positivas, retomando o contato que foi perdido durante a pandemia, algo complicado que afastou professores da luta sindical.”.
Responsável pela Secretaria de Comunicação do sindicato, Rafael Fieri, afirmou que a convenção pré-eleitoral foi histórica para o SINPRO ABC, principalmente diante da novidade de uma renovação da chapa que chegou a quase 50%. Rafael também desejou boas vindas e aconselhou os novos professores.
“É preciso ter muita disposição para aprender, muita vontade de lutar e muita força para encarar os desafios, porque o movimento sindical é a última trincheira de defesa da classe trabalhadora”.
A presidente também deixa um recado para os novos professores que compõem a Chapa 2023:
“Que tenham coragem, que tenham força e acho que a palavra principal é resistência.Eles não estarão sozinhos, eles passarão por um processo de formação, aprendizado em todo trabalho junto ao Sinpro ABC. Nós estaremos unidos com eles, amparando e apoiando. Eles trazem essa força nova para nós, então todo mundo só tem a crescer e a acrescentar”.
Chapa 2023
Após votação entre 13 professores candidatos, os 8 nomes oficializados para a eleição de 2023 do Sinpro ABC, são:
Airton Fernandes Paes Junior, Colégio Vésper
Aline de Souza Taconeli, Instituto Metodista de Ensino Superior
Célia Regina de Brito Menezes, Serviço Social da Indústria – Sesi 222
Gabriela Maria Cabral Nascimento, Objetivo
João Pires Filho, Objetivo
Leandro José Del Dono Pereira, Externato Santo Antônio
Marcio Rodrigues, Serviço Social da Indústria Sesi 094
Vitor Prestes Luzio, Serviço Social da Indústria – Sesi 166
Além deles, continuam os professores da atual diretoria:
Aloísio Alves da Silva, Serviço Social da Indústria – Sesi 166
Denise Filomena Lopes Marques, Aposentada
Edélcio Plenas Gomes, Singular e Objetivo – Unidades S.A, SBC e SCS
Edilene Arjoni Moda, Objetivo – Unidades S.A, SBC e SCS
Elias José Balbino da Silva, Serviço Social da Indústria – SESI 416 e Anhanguera SBC
Gladston Alberto Minoto da Silva, Colégio Nóbilis e Colégio Vésper
José Carlos Oliveira Costa, Colégio Arbos
José Jorge Maggio, Singular e Arbos
Maria Aparecida de Donato, Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus
Maria Lucia Minoto da Silva, Aposentada
Mariana de Melo Rocha, Anhanguera Unidade S.A
Nelson Bertarello, USCS e Senai SBC
Rafael Pereira Fieri, Colégio Eduardo Gomes e Externato Santo Antônio
Vandré Kopcak, Serviço Social da Indústria – Sesi 166 e Anhanguera SBC
“Seguimos unidos enquanto SinproABC, renovados e prontos para avançar na luta para a reconstrução desse país e a conquista dos nossos direitos.”. Edilene Arjoni