Sinpro Goiás realiza debates sobre saúde do professor e motricidade na educação infantil

O Sindicato dos Professores do Estado de Goiás (Sinpro Goiás) realizará no dia 30 de maio, gratuitamente, a partir das 8h, em sua sede, o primeiro módulo do curso de formação sindical com o tema “Saúde do professor em debate”.

O evento, que terá certificado de 4 horas, tem como objetivo criar uma roda de debate entre especialistas (nutricionista, fonoaudiólogo e educador físico) e professores para que sejam discutidos temas sobre a saúde do docente e os cuidados necessários que, com o dia a dia corrido, muitas vezes passam despercebidos.

Os especialistas apresentarão alertas de riscos aos quais os professores estão sujeitos e orientações para a preservação da saúde e superação do estresse. Serão abordados, por exemplo, cuidados com voz, alimentação correta, atividade física/ sedentarismo, entre outros.

Na ocasião, será servido um coffee break saudável e haverá sorteio de brindes que auxiliem na preservação e cuidados com a saúde. O evento será aberto aos associados e demais interessados.

Motricidade infantil

No dia anterior, 29 de maio, o Sinpro Goiás também realizará em sua sede, das 19h às 21h, uma palestra sobre motricidade na educação infantil, que será ministrada pela professora Kelly Zoppei Flores, mestre em Educação Física pela Universidade de São Paulo (USP) e especialista em Educação Física Escolar.

O trabalho de motricidade na educação infantil deve incidir sobre aspectos essenciais do desenvolvimento da criança, tais como os movimentos básicos e a fantasia, além de englobar a aprendizagem de um conjunto de códigos e de produções culturais e científicas que caracterizam a cultura de movimento.

O objetivo fundamental da área de motricidade na educação infantil é fazer com que brincadeiras e desafios motores instiguem os alunos a investigar, incentivando a curiosidade, de forma a levá-los a construir e reconstruir seu próprio conhecimento sobre a cultura de movimento. Com isso, motiva-se o desenvolvimento de um maior grau de decisão na solução dos problemas motores apresentados nas aulas, bem como de liberdade e flexibilidade no processo de aprendizagem.

A palestra, que terá certificado, tem como finalidade, apresentar um plano que contemple a função e a especificidade das aulas de motricidade na educação infantil para, com isso, analisar aspectos importantes do projeto pedagógico: objetivos, conteúdos, princípios pedagógicos e formas de organização do ambiente de aprendizagem, estabelecendo com clareza “o quê”, “por quê” e “como” ensinar.

Por Fernanda Machado, do Sinpro Goiás

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também
Fechar
Botão Voltar ao topo