Sinpro-JF: Sindicato denuncia sobrecarga de trabalho dos professores durante a pandemia
Em audiência pública sobre a retomada das aulas presenciais no município, realizada na semana passada na Câmara, a participação do Sinpro-JF foi marcada pela defesa aguerrida do trabalho dos professores, que já era árduo antes da pandemia, e foi intensificado após a adoção do ensino remoto emergencial.
Aqueles que insistem em afirmar que os professores deveriam “voltar ao trabalho”, enquanto os educadores exercem suas atividades profissionais de maneira mais intensa, receberam uma resposta contundente.
O desconhecimento da realidade ou a má-fé de alguns foram desmascaradas por vários oradores. Ficou clara a sobrecarga de trabalho da categoria. Foi denunciado que os educadores empregaram, inclusive, recursos próprios para a viabilização do trabalho remoto.
Na audiência, também tornou-se evidente que o aprendizado dos estudantes é limitado pela própria natureza do ensino à distância, não pela ausência de empenho dos professores.
O Sinpro-JF afirmou que a retomada das aulas presenciais é urgente e necessária, reforçando a importância do estabelecimento de critérios científicos para a definição do contexto epidemiológico adequado, além da adoção dos protocolos de biossegurança. Foi surpreendente para muitos que estavam presentes, o discurso de participantes da audiência que, ao contrário, flertavam com o afrouxamento dessas medidas. Como se o país não seguisse lutando para evitar a circulação de variantes mais transmissíveis. As mesmas pessoas que antes defendiam o retorno não criterioso no início de 2021, na iminência da pior onda de contaminação que devastou o Brasil, hoje especulam sobre a flexibilização de iniciativas para a proteção da comunidade escolar na retomada das aulas presenciais.
O Sinpro-JF continua em discussão, tanto com o poder público municipal quanto com os estabelecimentos privados de ensino, a respeito das diretrizes para um retorno seguro já aprovadas pela categoria e conclama toda a comunidade escolar a se unir nesse momento.