Sinpro Macaé e Região: Trabalho remoto, saúde docente e greve virtual em cenário de pandemia

O ensaio “Trabalho Remoto, Saúde Docente e Greve Virtual em cenário de pandemia”, que traz informações de uma pesquisa promovida pelo Sindicato dos Professores de Macaé e Região com o CESTEH (Centro de Estudos de Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana ), que integra ENSP (Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca) e da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), sob a coordenação da Dra. Kátia Reis, acabou de ser publicada pela revista científica Trabalho, Educação e Saúde (REVTES).

O ensaio apresenta uma preliminar da pesquisa aplicada por meio de encontros on-line junto ao professorado das escolas particulares que atuam nos municípios de abrangência do Sinpro, que voluntariamente apresentou sua demanda de trabalho no auge da Pandemia da Covid-19.

A publicação aponta a relação dos educadores mediante a transformação rápida e urgente no modelo pedagógico de ensino, que passava a ser via internet, e sua relação com a saúde e a vida

Resumo do Ensaio

Este ensaio possui como principal objetivo problematizar mudanças ocorridas no trabalho de professoras e professores da rede particular de ensino no contexto de pandemia e sua relação com a saúde. Apresenta novas formas de resistências e organização coletiva, como a greve virtual, do ponto de vista dos próprios docentes que se encontram em atividades de ensino remoto e, também, em exercício de direção sindical. Foi construído de forma compartilhada, entre professore(a)s e pesquisadore(a)s. Fundamenta-se na pedagogia crítica e dialógica freireana, cujos processos valorizam a formação mútua e emancipadora. Dos diálogos empreendidos durante a construção do texto, chegamos a quatro importantes pontos de análise e problematização, a saber: trabalho docente em tempos de isolamento social; mudanças no processo e na organização do trabalho; aspectos geracionais e questões de gênero; saúde docente, resistências e greve virtual. Ao fim, observa-se que o tipo de atividade de ensino, não presencial, por meio de plataformas e outros recursos digitais, se constitui como uma configuração atual do trabalho que se aprofunda no contexto de pandemia e faz uso exacerbado da tecnologia, articulando novos modos de controle, extração de sobretrabalho e do mais-valor social.

Como citar: SOUZA, Kátia R. et al. Trabalho remoto, saúde docente e greve virtual em cenário de pandemia. Trabalho, Educação e Saúde, v. 19, 2021, e00309141. DOI: 10.1590/1981-7746-sol00309

Autoria do trabalho é da responsabilidade dos pesquisadores do CESTEH (Fiocruz) e dos diretores do Sindicato dos Professores de Macaé e Região (SINPRO Macaé e Região).

http://www.revista.epsjv.fiocruz.br

Trab. Educ. Saúde | e-ISSN: 1981-7746 | http://www.tes.epsjv.fiocruz.br

Do Sinpro Macaé e Região

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo