Sinpro Minas: Livro discute gestão política em Minas Gerais
“Uma gestão desastrosa”, assim define o presidente do Sinpro Minas e vereador do PCdoB de Belo Horizonte, Gilson Reis, sobre o modo de governar do PSDB e seus reflexos em Minas Gerais. O livro Desvendando Minas – Descaminhos do projeto neoliberal foi lançado na última quinta (7), na ALMG. Na obra, organizada em parceria com o cientista político Pedro Otoni, os autores buscam revelar o que há por trás de expressões de difícil entendimento como “Choque de gestão” e “Déficit zero”, amplamente difundidos e pouco explicados.
A corajosa publicação reúne artigos que compõem uma leitura crítica da gestão desastrosa tucana em Minas Gerais, sob a batuta do senador Aécio Neves (PSDB), tido como um dos mais fortes candidatos da direita à presidência. O livro também revela facetas contraditórias de um governo que se sustenta com lançamentos espetaculares e “blindagem” por parte da imprensa e mídia locais, ao mesmo tempo em que os dados reais desagradam a “gregos e troianos” transformando o cenário econômico em Minas Gerais numa tragédia.
Cada autor esmiúça os número e ações a respeito da falácia administrativa do governo tucano em Minas. Uma gestão a serviço da reprodução do capital, desenvolvendo um papel figurativo enquanto o estado está cada vez mais entregue a interesses de uma hegemonia econômica que não garante o bem estar da população mineira e só faz aumentar a dívida pública, uma maldita herança para as próximas gerações.
A realidade é o verdadeiro choque: um governo orientado para o mercado. Entre os artigos uma denúncia embasada pelo Ministério Público Estadual que em dezembro de 2010 ajuizou uma ação contra o governador Aécio Neves, acusando-o de descumprimento da Emenda Constitucional 29 em relação aos gastos com a Saúde. A prestação de contas do governo Aécio destinou R$ 3,5 bilhões para a COPASA relacionando o erário publico à saúde e o pior: o montante jamais chegou à empresa.
O prefácio é do jornalista e presidente nacional do Barão de Itararé, Altamiro Borges, que em uma das frases resume a experiência de ler a publicação – “O livro apresenta um rico apanhado do modo tucano de governar; o que o torna uma obra indispensável para o debate de ideias na sociedade com vistas à campanha presidencial em 2014”.
O professor Pedro Otoni destacou que o atual governo de Minas não é só de elite, ele é alinhado ao empresariado, onde as políticas públicas são feitas de acordo com os interesses empresariais. “O livro também traz artigos setoriais (educação, questão agrária, saúde). A minha satisfação é poder contribuir para o debate sobre Minas em uma obra que pavimenta um campo de transformação”.
A Deputada Federal do PcdoB, Jô Moraes, marcou presença no lançamento e Jô Moraes e ressaltou a relevância da obra. “É importante, não é só o lançamento do livro, mas o debate sobre o projeto que queremos para o Estado de MG. Precisamos transformar esse trabalho numa rede de pensadores para construir um novo projeto para Minas”.
Para o professor Virgílio Matos, um dos autores da obra, “a única coisa que avança em Minas é a propaganda. Aqui, a repressão vem antes da Educação”.
De acordo com o professor Gilson Reis, serão realizados debates em universidades, escolas, sindicatos e entidades da sociedade civil, com o objetivo de agregar pessoas e pensamentos que contribuam para a transformação social e política em Minas Gerais.
Detalhes da publicação:
Título: Desvendando Minas – Descaminhos do projeto neoliberal
Organização : Gilson Reis e Pedro Otoni
Projeto Gráfico: Mark Florest
Nº. de páginas: 328
Mais informações: 31 9128-4349
Do Sinpro Minas