Sinpro Minas: ONU marca Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

Este 27 de janeiro é o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. Em evento especial, a ONU marca a data com sobreviventes, familiares de vítimas, académicos e artistas no hall da Assembleia Geral.

Sob o tema “Lar e pertença”, uma série de eventos está agendada em Nova Iorque para reflexão sobre o assunto até fevereiro.

Crueldade

Em mensagem, o secretário-geral sublinha que o genocídio de judeus era evitável. Ele cita ainda vítimas como povos roma e sinti, pessoas com deficiência e outros grupos que morreram pelas mãos do nazismo.

Para António Guterres, nenhum genocídio é inevitável. Ao recordar o evento, ele destacou o culminar de milênios de ódio antissemita. O chefe da ONU enfatiza que os nazistas só puderam atuar com uma crueldade calculada, com atos desde a discriminação dos judeus da Europa até à sua aniquilação, porque poucas pessoas se manifestaram e muitos outros nada fizeram.

A mensagem pontua que existiu silêncio em níveis nacional e internacional diante de sirenes de alarme que soavam desde o início. Esses alertas eram o discurso de ódio, desinformação, descaso pelos direitos humanos e Estado de direito, exaltação da violência e da supremacia racial, além do pouco caso pela democracia e diversidade.

Memória

Para o secretário-geral, ao relembrar o Holocausto o mundo reconhece as ameaças à liberdade, à dignidade e à humanidade, inclusive no tempo atual.

O chefe da ONU pediu que o genocídio nunca seja esquecido, e nem se permita que outros o esqueçam, distorçam ou neguem. Para ele, agora é hora de decisão contra o silêncio perante esse mal e para defender a dignidade e os direitos de todos.

A Assembleia Geral estabeleceu um departamento sobre a lembrança do Holocausto e o programa de divulgação. A Resolução 60/7 incentiva a mobilizar a sociedade civil para a memória e educação sobre tema para ajudar a prevenir futuros atos de genocídio.

Painéis de discussão e exposições

A ONU interage com parceiros implementando iniciativas em nível global sobre a questão usando elementos educacionais, programas de desenvolvimento profissional, filmes, painéis de discussão e exposições.

Nas vésperas da cerimonias centrais deste ano, a sede das Nações Unidas apresentou uma exibição inédita com mais de 4,8 milhões de nomes, locais de nascimento e morte das vítimas do Holocausto.

O propósito da organização é “alertar sobre o perigo do antissemitismo e de toda forma de preconceito e ódio”.

Fonte: ONU

Sinpro-Minas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo