Sinpro-Rio: Educação Básica – Assembleia aprova proposta de reajuste salarial
Professoras/es da Educação Básica, do setor privado de ensino, reunidos em assembleia na manhã de sábado, dia 17 de junho, aprovaram, por unanimidade, proposta negociada de reajuste salarial para toda a categoria deste segmento: índice de 5,5%, retroativo a abril de 2023, acrescido de um abono de 13%, assim escalonado: 5% em agosto, 5% em setembro e 3% em outubro.
Ficou estabelecida a manutenção de todas as cláusulas sociais da atual Convenção Coletiva de Trabalho, na íntegra. Foi também acordado uma nova reunião paritária, com primeiro encontro em 9 de agosto para discutir alguns temas ainda pendentes e postos à mesa de interesse da categoria, tais como: uma semana comum a todas as escolas, durante o recesso de 14 dias em julho; aumento em dias de licença para gala, luto e paternidade; remuneração da hora atividade; aumento do tempo de estabilidade em 30 dias além do já previsto na Convenção Coletiva, atualmente 90 dias.
Todas as intervenções de professoras e professores durante a assembleia foram no sentido da aprovação da proposta, apesar do momento adverso de uma conjuntura desfavorável na relação capital-trabalho com o patronato.
O presidente do Sinpro-Rio, Elson Paiva, ressaltou, ainda, a necessidade de uma reflexão sobre o melhor momento para fazermos campanha, sugerindo mudança da própria data base, atualmente em abril, pois os patrões se beneficiam do aumento da mensalidade em outubro do ano anterior.
As várias intervenções na assembleia destacaram a importância da continuidade da luta com criatividade e crescente mobilização, com vistas à melhoria das condições de saúde e trabalho da categoria.
Confira o vídeo com o presidente do Sinpro-Rio sobre o resultado da assembleia